Verdinhas neste tópico  60 
Página 1 de 2 12 ÚltimaÚltima

Você controlam seus gastos "por cima", ou cada centavo?

Membro Avatar de RoccoX86
    Registro
    Nov 2009
    Verdinhas antigas
    1354
    Verdinhas
    1379

Padrão Você controlam seus gastos "por cima", ou cada centavo?

Antigamente eu sempre tentei aquelas planilhas de gastos que você tem que anotar cada centavo e era muito maçante. Então logo eu parava de anotar os gastos.

Hoje em dia eu faço "por cima". Anoto todas as despesas fixas no bloco de notas: aluguel, água, luz, internet, telefone etc, e assim que recebo já separo esse dinheiro pra pagar todas as contas no dia de vencimento delas (alinhei todas pra dia 10 ou 11).

O resto que sobrou vai ser o dinheiro que vou gastar no decorrer do mês: Uber, lazer etc, mas não fico anotando nada pra saber se foi X em tal coisa, ou Y em outra. Acho um saco ficar anotando tudo em apps e planilhas, principalmente porque durante o dia nós fazemos diversas "micro-transações" de alguns reais e não dá pra ficar toda hora parando pra anotar. E também já sei pra onde meu dinheiro vai, já que meus gastos são basicamente os mesmos todos os meses.

E vocês, como se organizam? Anotam tudo centavo a centavo, ou "por cima" ?
    Última edição por RoccoX86 : 07-11-2018 às 18:30

2. # Publicidade
    Publicidade

Membro
    Registro
    Jan 2018
    Verdinhas antigas
    33
    Verdinhas
    35

Padrão

Eu faço muito parecido com você, basicamente controle de forma rigorosa a conta corrente, contas fixas ou programadas.
    As despesas picadas eu geralmente sei mais ou menos quanto gasto, e geralmente passo no cartão. Assim quando recebo transfiro o dinheiro do cartão para NuConta, fico controlando pela app para não gastar de mais. Assim o que sobra fica como investimento lá, se faltar, da para compensar com o que sobrou num mês anterior, mas não gosto disso, tento sempre seguir o orçamento. E o que tem que ser em dinheiro eu registo como carteira e dificilmente anoto com o que gastei, mas hoje em dia praticamente não uso papel moeda.
    Assim basicamente eu trato tudo como despesa fixa, x de aluguel, y para tal coisa z pra tal e mais x para o cartão.
    No geral consigo manter o orçamento. Inclusive esse ano consegui trocar de carro com o que economizei de cartão :P

Membro
    Registro
    Jan 2015
    Verdinhas antigas
    150
    Verdinhas
    153

Padrão

Faz tempo que não uso mais dinheiro de papel. Todas as compras são pelo cartão, pela internet, ou fisicamente usando o Samsung Pay. Então fica tudo registrado automaticamente, todos os centavos, e fica fácil controlar, não precisa ficar anotando.

Membro Avatar de Prea do Mato
    Ratasanas: 1290
    Registro
    Mar 2008
    Verdinhas antigas
    3111
    Verdinhas
    3119

Padrão

Eu tenho os gastos fixos TODOS em uma planilha do Excel no Onedrive, então faço tudo já na nuvem, não me imagino sem esse controle hj.

Agora tenho um sério problema em controlar esses gastos menores que viram um monstro no final do mês, estou certo que vai mais de 1k por mês, já até tentei controlar isso por app, mas é um saco ter que ficar add todo 1 real que gastamos.

Ainda pretendo deixar um cartão a parte do meu do banco, só para débito, assim evito gastos supérfluos.

Membro
    Registro
    Jul 2018
    Verdinhas antigas
    2
    Verdinhas
    3

Padrão

Eu controlo todos os gastos, utilizando o app Minhas Economias. No início achei que não ia conseguir manter tudo anotado, mas para mim o app caiu como uma luva. Consigo separar as diferentes fontes de dinheiro em contas separadas. Assim lanço as contas fixas ou conhecidas, e assim consigo ter uma preciosidade dos meses seguintes.

Membro
    Registro
    Jul 2009
    Verdinhas antigas
    5951
    Verdinhas
    5985

Padrão

Eu controlo TUDO em uma planilha... até gastos em dinheiro, pois são pouquíssimos! Passo praticamente tudo no cartão, então é simples, vou lá, adiciono uma linha com o tipo do gasto e pronto.

Tentei usar apps prontos mas acabei não me adaptando, acho q planilha mais versátil, tenho 2 planilhas, uma onde coloco a lista dos gastos (com descrição, local, data e o tipo como cartão, dinheiro) e outra que é o controle ondo só somo este valor da outra para saber se gastei com lazer, casa, carro, etc.

Membro Avatar de Mata Pato
    Registro
    Jul 2003
    Verdinhas antigas
    1425
    Verdinhas
    1442

Padrão

Passo tudo o que é possível no cartão, então fica fácil controlar. O restante pago com um dinheiro que deixo reservado para o mês, e tiro a diferença no final.

Enviado de meu SM-G935F usando o Tapatalk

Membro Avatar de Buli
    Registro
    Mar 2012
    Verdinhas antigas
    2022
    Verdinhas
    2032

Padrão

Eu também concentrei todos os meus gastos no nubank, e como o GuiaBolso pega os lançamentos nele automaticamente, fica fácil fazer o controle.

Membro
    Registro
    Oct 2018
    Verdinhas antigas
    1
    Verdinhas
    5

Padrão

Aqui em casa o único controle que deu certo foi o combo guia bolso + cartão de crédito pra tudo.

A minha mulher não tem capacidade cognitiva de anotar os gastos, depois de tentar de todas as formas eu pedi um cartão adicional pra ela e pagamos tudo no cartão. Todo fim de mês a gente discute como ficou o realizado x planejado e todo ano viajamos com as milhas.

Membro Avatar de MSc ThermalFluid
    Burn!
    Registro
    Jun 2013
    Verdinhas antigas
    2897
    Verdinhas
    2952

Padrão

Acho que posso considerar um "mix" dos dois o meu caso.
    Tenho planilha no Excel com todos os gastos fixos (aluguel, água, energia, celular, TV, etc), e anoto eles todos à medida que vou fazendo o pagamento.
    Para os gastos variáveis, eu os coloco em categorias separadas (entretenimento, supermercado, restaurante, etc). E para evitar de controlar os centavos que gasto em espécie, adiciono uma categoria pros Saques, já que tudo que eu gastar no papel é pq uma hora saquei.
    Neste último caso, dos gastos que variam mês a mês, não fico anotando exatamente o lugar (restaurante do Fulano, bar do Ciclano, etc), a não ser em casos extremos. Saber a categoria já é o suficiente.

Isso possibilita no fim do mês montar um gráfico tipo pizza pra identificar tranquilamente se teve um ralo de dinheiro no fim do mês e onde foi. No próximo, fica mais fácil controlar.

Membro Avatar de Hb20club
    Registro
    Jan 2017
    Verdinhas antigas
    354
    Verdinhas
    372

Padrão

Rapaz,

Meu gastos são basicamente - Cartão de crédito e fixos (aluguel+doméstica+escola+agua+energia+internet/telefone/cel).
    Dentro do cartão entra compras da casa + viagens (parcelo tudo que é viagem, as vezes estou pagando 3-4, umas que já passaram, outras que vou viajar e por ai vai)+ gastos de coisas de casa (tv/móveis etc) + comer fora + saídas etc...

Todos esses gastos são considerados "conjunto", meu e da esposa (concentramos os gastos no meu cartão, se possível - pq pontua 2,2/$).

Ai de resto a gente estipula uma média de gasto individual (roupas/itens individuais (bike/video game/outros)/ gastos individuais diversos).

Baseado nesses gastos mensais médios, chego a um gasto anual médio esperado. Ai eu faço meio que uma "LOA" anual para todos gastos. Estipulo receitas do ano (aqui conseguimos com uma previsão razoavelmente boa, mas faço para menos os valores). Estipulo uma despesa (baseado nos itens acima, conjunto e individual), ai chego em uma média de gastos mensais, estipulo um valor X de viagens por ano (basicamente pego os ganhos extras de 13 e 1/3 de férias para viagens). Ai chego em um gasto mensal padrão do casal + x de viagens e fecho minhas "despesas". Sempre jogo despesas para cima e receitas para baixo para ficar realista e aceitar desvios.

Final das contas eu pego PL atual em 01/01/2018, somo as receitas de salário + rendimentos de investimentos previstos do período e subtraio as despesas fixadas (para cima, inclusive) e chego em uma previsão de PL de 01/01/2019. rs

Ok, tudo é mto por alto, mas dá uma ideia do BIG PICTURE da situação toda.

Ou seja, no fundo eu faço um controle mensal +- por alto, e como temos folga, os gastos pequenos, 50-100 reais..ou até pouco a mais somem na história. E presto atenção no anual, esse sim eu comparo.
    As vezes há surpresas positivas e negativas.
    Por exemplo, eu havia previsto 2k para escola do meu filho/mês para o ano que vem, acabamos achando uma ótima escola (que minha esposa prefere em relação a várias de 2k que tínhamos visitado), por 1,1k/mês, conclusão, já abriu espaço "orçamentário" ai na história para imprevistos. e segue o barco.
    Última edição por Hb20club : 08-11-2018 às 21:15

Membro
    Registro
    Jun 2014
    Verdinhas antigas
    938
    Verdinhas
    947

Padrão

Eu controlo todos os gastos, cada centavo.

Antes eu organizava só de cabeça mesmo, mas tem algumas coisas que saem de controle dessa forma. Eu sabia que tinha gastado X com cartão, mas não sabia exatamente em que eu gastei. Foi comida, contas, compras? Abolir o uso do cartão pra mim é fora de cogitação, então tentei arrumar alguma forma de controlar, ou ao menos estar ciente dos gastos.

Já tentei organizar com planilha mas é muito trabalhoso. Hoje to usando organizze, fica bem mais tranquilo pois ele lê as notificações do nubank e inter que é 99% do meu gasto. Vale sem sombra de dúvidas os R$80 anuais da conta Premium.
  14. Citação Citando kikito Ver mensagem
    Eu vomito mas sem abrir os dentes, tipo, deixo apenas o líquido sair e a comida fica presa nos dentes, aí eu engulo a comida de novo pra não passar fome depois por não ter onde comer... normalmente faço isso em balada/festa que não tem comida...
    .

Membro
    Registro
    Jun 2015
    Verdinhas antigas
    97
    Verdinhas
    99

Padrão

Alguém não quer compartilhar dessas planilhas tops?

Membro
    Registro
    Dec 2016
    Verdinhas antigas
    13
    Verdinhas
    14

Padrão

Controlo cada centavo através do GnuCash, até mesmo dinheiro que acho na rua.

Membro Avatar de rocknaveia
    Registro
    Jul 2003
    Verdinhas antigas
    511
    Verdinhas
    524

Padrão

Pago tudo no cartao, entao sei a media mensal.
  18. Powered by Core I7 4770 / Radeon 260X 2GB / 32GB DDR3 Patriot /SSD 256GB TOSHIBA + HD Seagate 1TB / Fonte Corsair 500w / VDSL 50MB TIM / Mouse Logitech G5 / Monitor 24" Benq XL2420T / TV Panasonic 50" G11 / NEXUS 4
    Referencia: http://forum.hardmob.com.br/showthread.php?p=5910183
    https://valid.x86.fr/cache/banner/psiz0f-6.png

Membro
    Registro
    Feb 2015
    Verdinhas antigas
    7
    Verdinhas
    13

Padrão

Eu não uso planilhas e nem apps, mas toda grana que entra eu divido por porções, usando o esquema conhecido como 50/20/30:

- 50% para pagar despesas
    - 20% para poupar e investir
    - 30% para gastos livres

Só que eu não faço uso de apps e tabelas para controlar. Como eu tenho várias contas bancárias, eu uso e abuso dos TEDs e depósitos por boleto das contas digitais e distribuo essas porções em contas bancárias separadas. Funciona muito bem comigo essa estratégia, pois a conta X é pra pagar despesas importantes, não posso fazer besteira com ela; a conta Y é para gastos livres, se ela tiver com muita grana eu posso meter o pé na jaca. Os 20% eu mando direto pra corretora. Dessa forma, eu já "me pago" logo de cara e sempre consigo fazer sobrar grana no fim do mês, e aí eu invisto mais um pouco.

Membro
    Registro
    Jan 2003
    Verdinhas antigas
    183
    Verdinhas
    184

Padrão

Esse ano passei a controlar só por app e achei que ficou meio solto. Ano que vem volto pra planilha do idec, mas vou continuar fazendo o lançamento diário no app e no fim da semana passado pra planilha.

Membro Avatar de portoporti
    bora!
    Registro
    Dec 2014
    Verdinhas antigas
    546
    Verdinhas
    567

Padrão

tentei varias formas, mas a melhor foi:

- recebo salario
    - retiro o valor que concordei no inicio do ano que juntaria todo mes
    - pago as contas fixas
    - dinheiro que sobrou na conta pago o cartao de credito do mes passado

- caso tenha sobrado grana vai para aplicacao
    - deixo a conta zerada

- gasto tudo no cartao novamente e como seu o valor que sobra na conta, nao posso passar esse valor sob pena de nao ter dinheiro pra pagar no mes seguinte... (claro que se passar basta tirar da aplicacao,mas isso ocorrer raras vezes, em meses como seguro do carro ou moto e tal)
  22. "Não se pode negar que a liberdade sempre nos extasiou. Está associada em nossas mentes como fuga da história da opressão e das obrigações entediantes. Liberdade absoluta." Into the Wild

Membro
    Registro
    May 2017
    Verdinhas antigas
    88
    Verdinhas
    95

Padrão

Eu uso o app de Android FINANCISTO.
    Descobri que gasto mais de 200 reais só com coca cola.
    Tava tomando 2l todo dia . Substitui por suco de uva integral.

Membro Avatar de stefanoo
    Registro
    Aug 2013
    Verdinhas antigas
    823
    Verdinhas
    833

Padrão

já fiz controle nos mínimos detalhes, no início da faculdade.. era uma época que eu tava transitando entre reduzir ao máximo o gasto dos meus pais comigo e me sustentar sozinho com a grana que ganha como manobrista e vendendo trabalhos na facul e depois no estágio
    Por causa da receita baixa frente o gasto morando sozinho, o único jeito era controlar cada gasto pra saber exatamente onde eu tinha deslizado e cortar, se necessário

Depois de conseguir um emprego melhor ai já passei pra um controle macro, porque não via mais necessidade de continuar olhando pra cada detalhezinho.

Hoje eu gasto tudo que é possível no cartão porque me facilita o controle, exporto do NuBank pra minha planilha de controle e só classifico cada gasto entre algumas categorias, que a planilha já soma automaticamente e dispõe em um gráfico pra eu acompanhar, tanto mensal quanto anual. Os gastos isolados em dinheiro, e os custos fixos eu alimento manualmente, mas são poucos então é fácil

Esse controle me satisfaz bem, mas é porque eu sou muito chato com a grana que eu gasto (considero que muito porque no início da facul eu tive que controlar rigidamente) e eu sei que é difícil descuidar.. porque jogar tudo no cartão pode ser receita pra desastre
    Além disso todo mês eu já puxo o quanto tá na conta, subtraio os gastos previstos até a próxima entrada e já transfiro pra NuConta, pra manter de grana de emergência.. Lá mantenho 3-4x gasto mensal, e de tempos em tempos eu transfiro pra XP pra alguma aplicação de melhor rendimento

Além disso eu tento sempre pagar antecipado minhas contas fixas, ou pelo menos programar, assim não me engano quando ao dinheiro real que tenho na conta. Por ex, o NuBank fecha dia 25 e vence dia 01, enquanto eu recebo aprox dia 05. Pago sempre logo que fecha, não vou ter receita no meio tempo até o vencimento e se tenho o dinheiro disponível já mato essa (os centavos que renderia nos dias entre transferir pra NuConta e pagar no vcto não acho que valem a tranquilidade)

Enfim, é mais ou menos por ai.. Acho que tudo depende muito de cada um, tanto do perfil de rotina e o que aplica melhor pra manter o controle, quanto os perfis de gasto que definem se um controle "por cima" é suficiente ou se é necessário cortar gastos então tem que olhar para os detalhes

Membro Avatar de F0rbidden
    Registro
    Dec 2007
    Verdinhas antigas
    1595
    Verdinhas
    1634

Padrão

Citação Citando 94 Hunt3r hagane Ver mensagem
    Eu uso o app de Android FINANCISTO.
    Descobri que gasto mais de 200 reais só com coca cola.
    Tava tomando 2l todo dia . Substitui por suco de uva integral.
    Suco de uva integral nao é mais caro e mais calórico que coca?

Membro
    Registro
    Aug 2015
    Verdinhas antigas
    87
    Verdinhas
    92

Padrão

Meu controle de gastos é não gastar.

Membro
    Registro
    May 2017
    Verdinhas antigas
    88
    Verdinhas
    95

Padrão

Citação Citando F0rbidden Ver mensagem
    Suco de uva integral nao é mais caro e mais calórico que coca?
    Sim uma coca cola é 7 reais 2 litros
    Mas um suco de uva dá mais saciez . Custa 9 reais o litro.
    Tem antioxidante e açúcar frutose
    Dos males o menos pior.

Membro Avatar de birgerbrosa
    Registro
    May 2016
    Verdinhas antigas
    73
    Verdinhas
    76

Padrão

Não controlo nada, nunca teria saco pra isso. Perder tempo preenchendo planilha de excel? Tá doido. Eu ganho bem mais do que gasto, então só cuido pra não comprar nada muito grande e tento pensar bem se preciso mesmo daquilo. Não sou consumista, então raramente compro besteira. Meus maiores gastos de lazer deve ser em alimentação e bebidas, eventualmente algo de videogame também.

Membro Avatar de Choice
    Registro
    Oct 2013
    Verdinhas antigas
    472
    Verdinhas
    480

Padrão

Comecei a usar um app para monitorar há um ano. Já virou rotina, gastou, puxa o celular e anota.

Como a grande maioria dos gastos é no cartão, eu liberei a função do app de ler a notificação ( eu sei, eu sei..) dai quando já aparece a notificação do nubank, ele já faz um pre- preenchimento do app com os dados, no total são 3 toques na tela entre abrir o celular, computar o gasto e fechar.

Virou rotina já.

Gasto uns 100 reais apenas em dinheiro por mês, o que eu também tento anotar, mas sempre tem uma diferença no fim do mês. A gente esquece de anotar, infelizmente.

Eu discordo do user que falou que por ganhar muito mais que gasta, não precisa anotar. Voce pode perceber o quanto gasta com besteira, como o da coca-cola falou e também pode ganhar mais ao investir essa grana.

Primeiro passo de tudo é anotar o que gasta. Isso é elementar

Página 1 de 2 12 ÚltimaÚltima

Compartilhar

Permissões