Carranca

Review Pragmático do Benq XL2420Z - Parte 2/2

Avaliação: 3 votos, 5,00 média.
13 Comentários
Clique na imagem para versão maior

Nome:	 03.jpg
Visualizações: 1121
Tamanho: 1,02 MB
ID:	11397

Motion Blur

Qualidade de imagem resolvida, chegou a hora de criar um perfil com redução de motion blur para jogos de tiro em primeira pessoa. Não posso enfatizar isso o suficiente: a diferença entre a redução de motion blur de fábrica e a proporcionada pelo programa dos Blur Busters é tão gritante, a melhora é tanta, que sinto uma obrigação moral de dar dinheiro para eles. +10 pontos para a Benq por assumir a própria incompetência e endossar a iniciativa de terceiros que realmente sabem o que estão fazendo!

PERFIL "MOTION BLUR REDUCTION"
Blur Busters Strobe Utility: Persistence 1.0ms, Crosstalk todo para a esquerda
Refresh rate: 120Hz + Vertical Total 1350 Trick by Blur Busters
ICC Profile da PC Monitors para 120Hz
Picture Mode: Standard
Brightness 100, Contrast 50, Low Blue Light 0, Blur Reduction on, Color Temperature 96/96/100, AMA high, Instant Mode on, Sharpness 5, Gamma 5.
Para registrar a redução de motion blur de forma científica eu não dispunha de um trilho para fixar minha câmera, então tive de executar dezenas de movimentos com os braços até acompanhar de forma satisfatória o deslocamento das imagens. Comparei o Benq com mais duas telas usando o Ghosting Test dos Blur Busters e asseguro que os artefatos a seguir estão bem próximos do que vejo com o olho nu:

Nome:	 Benq - blur reduction on.JPG
Visualizações: 621
Tamanho: 2,18 MB
ID:	11401
Monitor XL2420Z - Lightboost ligado

Nome:	 Benq - blur reduction off.JPG
Visualizações: 592
Tamanho: 2,20 MB
ID:	11400
Monitor XL2420Z - Lightboost desligado

Nome:	 AOC 912Vwa.JPG
Visualizações: 428
Tamanho: 2,41 MB
ID:	11399
Monitor AOC 912Vwa

Nome:	 Samsung UN40D5000.JPG
Visualizações: 401
Tamanho: 2,28 MB
ID:	11398
TV Samsung UN40D5000

Eu achava que o extraterrestre tinha apenas um olho até ligar o Lightboost! Como a foto bem mostra, uma vez ligado, o Lightboost permite que se enxergue todos os detalhes do et com nitidez absoluta. Mesmo que o recurso seja desligado, o conjunto Benq XL2420Z + Blur Busters Strobe Utility ainda reduz bastante o ghosting e isso é ótimo.

Outro teste importante é o Moving Photo, o qual deve ser realizado em tela cheia. Nele dá pra ver que a redução de ghosting do XL2420Z não é uniforme. Usando o Strobe Utility, movi as três linhas de ETs mais borradas para a parte inferior da tela, que é a menos importante nos jogos.

Dia 3, jogando:

Para os testes, usei uma GTX 550 TI. Eu sei, não é o ideal, mas é o que eu tinha enquanto a GTX 970 não chega. E valeu a pena fazer esse teste, veja a seguir:

Battlefield 3

Nome:	 2014-11-17_00002.jpg
Visualizações: 428
Tamanho: 194,2 KB
ID:	11402

Com uma GPU de entrada que já roda no seu limite à resolução de 1440x900, o Benq poderia ser o melhor monitor do mundo que mesmo assim não compensaria o desconforto causado pela queda do framerate a 1080p. O gargalo aqui está na placa de vídeo - um monitor Full HD requer no mínimo uma GTX770. E é por isso que achei mais confortável jogar no AOC.

Mas o Benq XL2420Z ainda tinha uma carta na manga: ser capaz de adaptar automaticamente a própria resolução nativa! Dica: para habilitar esse recurso, deve-se entrar no painel de controle da Nvidia e desativar o escalonamento.

Minha idéia então foi jogar em 1440x900 nos dois monitores, retirando o framerate da equação. O que achei? Tirando a cor e densidade de pixels superiores do Benq, não vi diferença!

Depois de horas experimentando no painel de controle da Nvidia e no OSD do monitor, descobri que:

1 - Não se deve mexer no Display Mode e Smart Scaler se o truque Vertical Total estiver sendo usado. A imagem fica louca;

2 - A 144Hz, todas as opções de Display Mode são desabilitadas no OSD;

3 - A 120Hz ou menos, todas as opções de Display Mode - exceto Aspect e 1:1 - são habilitadas;

4 - As opções Aspect e 1:1 nunca são habilitadas - acredito que a opção Full englobe ambas;

5 - O Smart Scaler existe apenas para contemplar os tamanhos de tela que não correspondam aos presets do Display Mode;

6 - Para jogar BF3 na mesma resolução do AOC com a intenção de fazer uma comparação melhor, existem dois caminhos:

6.1 - Manter o painel da Nvidia em [email protected] -> alterar a resolução do jogo para [email protected] -> acionar o OSD e mudar o Display Mode de Full para 19"W (16:10). O resultado é uma imagem semelhante à do AOC em tamanho, mas com nitidez muito pior;

6.2 - Alterar o painel da Nvidia para [email protected] -> alterar a resolução do jogo para [email protected] -> manter o Display Mode em Full. O resultado é perfeito!

Enfim, não vale a pena mexer no Display Mode. Esqueça-o em Full e use apenas o painel de controle da Nvidia e as opções gráficas do jogo - o firmware do XL2420Z faz o resto do serviço. A imagem fica 100% nítida e o framerate aumenta devido à quantidade menor de pixels que a GPU tem que exibir.

Conclusão:

Após jogar em ambos os monitores à mesma resolução e tamanho de tela, não percebi vantagem alguma no uso do Lightboost. Provavelmente porque o ghosting já me é imperceptível no AOC de 5ms. O ideal mesmo seria colocar o XL2420Z lado a lado com um monitor IPS de mesmo tamanho. Essa é a dúvida de muita gente na hora de comprá-lo, mas vou ficar devendo...

Finalmente, vamos aos prós e contras.

PRÓS:
- O Benq XL2420Z tem uma carcaça belíssima, muito bem construída e prática;
- O melhor painel TN que já vi (ainda assim sofre com ângulos de visão típicos de painéis TN, o que é insignificante pra quem vai jogar de frente para a tela);
- A Benq endossou a iniciativa dos Blur Busters para melhorar a experiência dos consumidores com seus produtos;

CONTRAS:
- Firmware com inconveniências que são inaceitáveis em um monitor tão caro, ainda mais em 2014;
- O Manual do produto é totalmente inútil. Tive um trabalho absurdo para entender o que esse monitor de fato faz e aprender a operá-lo foi um parto;
- O site da Benq não tem os drivers, problema que não deveríamos enfrentar mais neste século;
- A calibragem de fábrica é um lixo (brilho, cores, gamma, perfil de cor instalado pelo driver) e a Benq não faz o mínimo esforço para ajudá-lo a corrigir esses problemas. Tive de recorrer a sites de terceiros para aprender a instalar perfil de cor e usar opções de calibragem OSD geradas por colorímetro;
- É preciso instalar um software de terceiros (Blur Busters Strobe Utility) para tirar proveito total do recurso carro chefe;
- A Benq não explica como lidar com os drivers da Nvidia e AMD para aproveitar melhor os recursos da tela como o caso da resolução nativa adaptável. Na verdade ela atrapalha ao recomendar o uso das opções de Display Mode do OSD, que levam a imagens borradas;
- Ajustes conflitantes (e não há um lugar sequer no manual que os relacione);
- Os perfis personalizáveis, que podem (com sorte) ser salvos na S-Switch, não permitem que se mexa em todos os ajustes, e alguns deles só são "destraváveis" após malabarismos.

Considerações Finais:

O XL2420Z é o perfeito exemplo de um equipamento de alto padrão voltado a uma parcela exigente e informada que é tratado pelo próprio fabricante como um produto de entrada, num descaso admirável que chega a ser um insulto à inteligência dos compradores. Após gastar preciosas tardes e noites em um exercício cíclico de tentativa, erro e frustração, aprendendi o que eu não deveria precisar aprender, para corrigir problemas que não deveriam existir. Tendo em vista o preço elevado do produto, não posso recomendar este monitor a ninguém.

Todavia, após superar todos esses problemas fiquei contente com o resultado. Abraços!
7 Verdinhas, 0 Informação a verificar

Enviar "Review Pragmático do Benq XL2420Z - Parte 2/2" para Facebook Enviar "Review Pragmático do Benq XL2420Z - Parte 2/2" para Twitter Enviar "Review Pragmático do Benq XL2420Z - Parte 2/2" para Google Enviar "Review Pragmático do Benq XL2420Z - Parte 2/2" para Google+

Atualizado 25-01-2015 em 21:15 por Carranca

• Enviar Post de Blog por Email

Comentários

1. DVSV -
    Gostei muito do review, bem imparcial, fala os prós e os contras do produto e vc claramente entende sobre o assunto (reviews BRs normalmente são cheios de achismos e empirismos...).
    Também gostei muito dessas fotos que vc tirou tentando comparar o blur, eu sei que foi improviso (fazer isso sem um trilho é foda), mas sendo sincero, representou bem o blur que vejo aqui nessas telas 60 Hz, é bem isso mesmo

Também foi bem interessante a experiência de usar uma tela dessas em uma GPU fraca, aliás foi a 750 Ti que uso e o valor absurdo cobrado no Brasil pelo XL2420Z que me fez pagar menos da metade por uma tela 23" IPS 60 Hz mesmo.
    Porém pode ter certeza que assim que a GTX 970 chegar, a experiência de usar esse monitor em jogos vai melhorar muito

Ah, não sabia o tanto de gambiarra que tem que fazer pra tirar tudo desse monitor, realmente lamentável para um produto tão caro, o pessoal deve relevar isso pois é um produto voltado pra um segmento mais de nicho (hardcore gamers) que não vê problemas em fazer todos esses tweaks...

Ah, telas IPS 5 ms atuais são mais rápidas que monitores TN 5 ms como o AOC 912Vwa, já que TN 5ms não utiliza overdrive e por isso tem uma média de 14~15 ms com picos de 20 ms, enquanto os IPS com overdrive tem uma média de 12 ms...

Enfim, bem interessante, eu sempre tive vontade de comprar uma tela 120 Hz mas o preço exorbitante e o uso que faço do PC não justificam :/
    4 Verdinhas, 0 Informação a verificar
    Atualizado 29-11-2014 em 11:48 por DVSV
  2. mateusc -
    parabens pelo review! estava estudando a possibilidade de comprar esse monitor, mas após a sua analise achei melhor esperar um pouco mais, pq ter tanto trabalho pra conseguir extrair tudo q esse monitor tem a oferecer e ainda ter q pagar um valor alto por ele, acredito q nao compense...
    0 Verdinhas, 0 Informação a verificar
    Atualizado 29-11-2014 em 13:20 por mateusc
  3. Carranca -
    Obrigado! Fico contente em ter sido útil.
  4. balsiferrer -
    Olá, Carranca. Comprei um monitor igual a esse seu e fiz minhas configurções baseadas aqui no seu Review, porem quando eu abilito o Blur Reduction com a Resolução personalizada (120Hz + Vertical Total 1350 Trick by Blur Busters) a tela fica preta. O Blur Reduction só aparece quando utilizo a Resolução padrão 1920x1980 144hz (nativo). Gostaria de saber se vc poderia me ajudar com alguma dica... Outra coisa é que nao tenho notado diferença no Blur quando ativo ele nessa resolução, apenas há uma diminuição no brilho. Se puder me ajudar agradeço demais.
  5. Carranca -
    Citação
    Olá, Carranca. Comprei um monitor igual a esse seu e fiz minhas configurções baseadas aqui no seu Review, porem quando eu abilito o Blur Reduction com a Resolução personalizada (120Hz + Vertical Total 1350 Trick by Blur Busters) a tela fica preta. O Blur Reduction só aparece quando utilizo a Resolução padrão 1920x1980 144hz (nativo). Gostaria de saber se vc poderia me ajudar com alguma dica... Outra coisa é que nao tenho notado diferença no Blur quando ativo ele nessa resolução, apenas há uma diminuição no brilho. Se puder me ajudar agradeço demais.
    Isso é normal, não se preocupe. Abra o Blur Busters Strobe Utility e bote o crosstalk todo para a esquerda antes de aplicar o VT1350.

A diferença na redução de blur é muito sutil. Algumas pessoas notam, outras não. Eu só notei com a animação do site, nos jogos não vi diferença. Mas não testei ainda em framerates maiores com a GTX970, que só chegou essa semana!

O brilho cai bastante mesmo, porque o backlight passa a piscar, essa é a forma como o Blur Reduction trabalha. Eu tenho jogado com o Blur Reduction desligado mesmo, porque gosto de uma imagem mais brilhante e sem flicker.

Depois posta dizendo que funcionou! Abraços
  6. balsiferrer -
    Não funcionou... A tela fica preta mesmo, como se tivesse cortado o sinal do video. Vou refazer passo a passo todas as configurações do Review novamente e te falo algo.
    Minha placa de video é uma GTX 770 OC Version da Gigabyte (não sei se influencia).
    Até agora a maior vantagem do monitor pra mim foi a frequencia de 120Hz Putz!!! Jogando COD: Advanced Warfare parece que o jogo ficou em camera lenta em comparação com o 60Hz, melhorou demais meu desempenho online!!! Matando bem mais hehehe.
    O Low Blue Light deixa a imagem amarelada... Não gostei, acho que só usarei em casos de necessidade de uma leitura muito prolongada na frente do PC.
    Vou continuar na luta para conseguir ativar o Blur Reduction aqui...
    Atualizado 21-12-2014 em 0:28 por balsiferrer
  7. balsiferrer -
    Resolvi o problema da tela preta! Eu estava usando o brilho no 60 de acordo com o "perfil qualidade de imagem", lendo agora com calma vi que tinha que alterar para 100 no "Perfil Blur Reduction". Porem continuo sem conseguir ver diferença no teste do ET... Continuar tentando aqui.
  8. Carranca -
    Que bom que resolveu! No teste do ET vc tem que acompanhá-lo com a vista.

Eu joguei um pouquinho de BF3 como gunner ho helicóptero e estranhei como estava fácil matar inimigos a quilômetros de distância... preciso jogar mais para averiguar, hehe!
  9. razmth -
    Muito bom. Aguardo um review da 970 na mesma linha. Essa placa é show e se eu tivesse grana compraria facilmente.
  10. Carranca -
    Citação
    Muito bom. Aguardo um review da 970 na mesma linha. Essa placa é show e se eu tivesse grana compraria facilmente.
    Obrigado. Quanto ao meu post anterior, acho que eu estava com sorte. Ultimamente tenho tido a maior dificuldade pra matar alguém como gunner. A impressão é de que nerfaram a coisa.

Não sei o que eu poderia acrescentar com o Review da 970 que outros sites já não tenham feito.
  11. o protetor -
    Olá cara desculpa o incomodo denovo,mas tenho outra pergunta como se habilita o Light boost tem alguma opção onde grava ou algo assim ? Grato se alguém puder ajudar !
  12. Carranca -
    Citação
    Olá cara desculpa o incomodo denovo,mas tenho outra pergunta como se habilita o Light boost tem alguma opção onde grava ou algo assim ? Grato se alguém puder ajudar !
    Só ligar o Blur Reduction.
  13. evilhf -
    Ola , eu possuo o xl2420z.
    Eu jogo fps (quakelive) , e gostaria da melhor config para o jogo.
    Ajustei o monitor manualmente em seus menus e ficou otimo!
    Porem estalei o programa blur buster e o persistence estava entre 2,5 e 3ms.
    ai fiz a mudança para 1ms e a tela escureceu muito.
    Ai no post vi querusaram um tal de programa VT para compensar isso em placas nvidia.
    Mas aqui é uma AMD r7260x.
    Tem como compensar isso.
    E tambem queria saber como faço para liberar opçoes acultas no monitor que nao posso mecher como o shapness e o gamma.
    Obrigado!