Rodrigo Guerini

Orcs Must Die! - Xbox 360 e PC

Avalie este Post de Blog
4 Comentários
.
Retirado de www.SanroJoga.com

Robot Entertainment, a que trouxe Age of Empires Online, acabou de lançar na Xbox Live e Steam "Orcs Must Die!". Em curtas palavras é a união de um jogo de ação com um Tower Defense.

Ok. Quando eu li isso pela primeira vez também fiquei com a mesma expressão que você. Como assim união de tower defense com jogo de ação? São dois jogos completamente incompatíveis. Em um, você posiciona cuidadosamente suas torres com o objetivo de limpar hordas de inimigos em sequência, em outro, você é quem vai atrás destas hordas. Um prima pela estratégia o outro pelo amassamento de botões.

Ai fica a pergunta: Orcs Must Die! tentou juntar dois gêneros tão diferentes e acabou criando algo mágico? Ou é como feijoada e chocolate? Maravilhosos separados, uma caca juntos.

Lê aí e tire suas conclusões.

Primeiro alívio com Orcs Must Die! vem pelo fato de que finalmente não estamos falando de um jogo de zumbis. Não me entenda mal, eu também adoro jogos de zumbi, mas se não for para trazer nada de novo, a coisa meio que perde sentido, né?

YOU SHALL NOT PASS!!!

Os zumbis, digo, os orcs, como em todo jogo de Tower Defense, surgem em massas com o objetivo de alcançar os "rifts", passagem do mundo deles para o nosso. Seu papel como "War Mage" é proteger esta passagem utilizando não torres, mas da mais variada gama de armadilhas, além de algumas armas e até magias.

E nisto, tenho que dar o crédito, o jogo é muito bem pensado. Existe um bom equilíbrio entre a preparação das armadilhas e o "hack n' slash" puro e simples. Por melhor que você seja em God of War, a má preparação das armadilhas fará fatalmente com que você perca pontos, ou até a própria vida.

Seria bem mais fácil arrumar a casa movimentando os móveis desta forma.

As armadilhas são muito bem pensadas. Quando eles falaram em 17 armadilhas diferentes eu logo pensei armadilhas que só mudavam o gráfico, mas tinham o mesmo efeito. Ledo engano, todas elas tem características próprias, eu diria até personalidade. Aqueles que estão acostumados com Tower Defenses com 4 ou 5 torres diferentes irão se surpreender.

Cada uma das armadilhas conta com um sistema de upgrade (que só pode ser realizado fora do jogo). Infelizmente só possuem um único nível de melhoramento. Seria divertido ter opções nestas melhorias, mas só é possível selecionar qual das armadilhas terá preferência.

Nut Shot!

O jogo se desenvolve desta forma: cada capítulo é em uma fortaleza diferente, algumas com múltiplos caminhos. Você tem uma determinada quantia em dinheiro para preparar as armadilhas e quando pronto o avanço das hordas começa. A cada inimigo derrubado, mais dinheiro para poder preparar armadilhas mais fortes para a próxima wave.

Os calabouços podem parecer confusos na primeira olhada, mas você irá se acostumar com eles rapidamente, ou irá sofrer as consequências. Em alguns momentos o jogo acaba se tornando "tentativa e erro" devido a esse não conhecimento prévio, mesmo com o jogo lhe informe por onde irão passar os inimigos.

Lista de Compras.

A cada capítulo você recebe uma nova armadilha ou habilidade. As habilidades não podem ser melhoradas pelas caveiras, mas com dinheiro na própria fase. Funciona como as árvores de talentos de qualquer RPG, onde você escolhe se quer criar mais dano via suas armas ou armadilhas, aumentar o dinheiro recebido, etc.

Os inimigos são relativamente variados, desde pequenos e rápidos, voadores, uma boa gama de Orcs e até gigantescos (e resistentes) Trolls. A animação é bem-feita e mesmo quando existem inúmeros inimigos na tela é possível ver partes de orcs voando por terem sido dilacerados nas armadilhas.

Promoção: Iphone por 150 reais!

Quanto ao gráfico, o jogo grita "cartunesco" na sua cara. Eu não costumo ter problemas com jogos que se utilizam deste estilo, de fato até gosto e apoiei a mudança de Age of Empires Online, pois o novo estilo adicionou bastante em carisma. Mesmo assim, neste jogo, me senti incomodado com o apelo em determinados momentos.

Independente disso o jogo roda liso no Xbox 360, mesmo quando as hordas se acumulam em determinado ponto. Achei que a versão para o console tinha gráficos mais "limpos" que o demo de computador, mas talvez seja a diferença entre o monitor e a tv. A música é sempre a mesma, assim como os efeitos sonoros. As poucas linhas de diálogos se repetem a exaustão. O ponto positivo é que o jogo está completamente em português (brasileiro).

Um último detalhe sobre os gráficos, o menu inicial é feio ao extremo. Parece ter sido feito em 640x480 e esticado, dando uma péssima primeira impressão.

A versão avançada desta arma vem com o Chaves junto.

São ao todo 24 fortalezas. Vencida todas elas só resta o modo "pesadelo", em que você jogará tudo novamente contra mais inimigos e menos tempo para preparar suas armadilhas. No geral, não é um jogo curto - você gastará alguns dias se quiser concluir cada fase com o máximo de pontuação

Mas, fora isso não há nada que lhe traga de volta. O jogo só conta com um leaderbord como interação online. Infelizmente é muito pouco para um jogo de 15 dólares. Um modo multiplayer seria extremamente bem-vindo, ou no mínimo um criador de fases para compartilhar com seus amigos.

Simples da forma que é, passado a empolgação inicial, Orcs Must Die! é apenas um bom passatempo para quando você quer simplesmente ver diversos pedaços de inimigos voando pela sua tela. Mas mesmo assim existem jogos que entregam esta mesma satisfação sem a dor de cabeça de preparar caminhos e armadilhas.

Orcs Must Die! pode ser comprado pela rede Xbox Live para Xbox 360 (por 1200 MS Points) e pelo Steam para PC (por US$ 15 dólares)

Trailer

Para mais análises de jogos, séries, filmes e alguns contos, visite: www.SanroJoga.com

Enviar "Orcs Must Die! - Xbox 360 e PC" para Facebook Enviar "Orcs Must Die! - Xbox 360 e PC" para Twitter Enviar "Orcs Must Die! - Xbox 360 e PC" para Google Enviar "Orcs Must Die! - Xbox 360 e PC" para Google+

Assuntos: orcs must die
  • Enviar Post de Blog por Email

Comentários

1. daniel_cps -
    nao consigo parar de jogar esse jogo... parei na 11 fase pq nao aguentava de dor na mao de tanto clicar no mouse...

mas o jogo eh viciante demaaaaaaaaaaaaaiissss
  2. Chandy -
    Parece ser bom mesmo
  3. HD2D -
    joguei a demo, 3 fases se não me engano e achei mto foda

assim que possível vou comprar, vale a pena!
  4. Cantor -
    Já zerei no modo normal, agora falta no hard.
    Mto viciante!