• Soluções confiáveis para hospedagem de arquivos na nuvem!

Como todos nós estamos acompanhando na mídia, após o fechamento do Megaupload, vários outros sites da mesma categoria, entre eles o Filesonic e o Fileserve, estão acabando com o método de compartilhamento de arquivos, banindo IPs de alguns países e até deletando dados.

Caso você esteja procurando alguma solução de hospedagem de arquivos confiável nesta turbulência, que possa passar links para compartilhar com seus colegas, amigos desenvolvedores ou até clientes, darei algumas soluções que já tive oportunidade de testar em até ambiente corporativo:

1. Dropbox: indubitavelmente, é a maior empresa do ramo de hospedagem na nuvem e mais conhecida. Sua grandeza é justificada na boa qualidade de serviço. Sua interface web é simples e fácil de usar. Na versão Teams, possui um controle de grupos e usuários também muito simples, porém efetivo. Possui sincronismo direto com pastas do computador e seu executável é apenas um ícone que fica na barra de tarefas, onde você pode observar o andar do seu upload e alterar preferências. O compartilhamento de arquivos se faz na pasta pública, onde cada arquivo possui um link único, que é possível passar para qualquer pessoa na web.

Em relação à questões técnicas, é o mais rápido em solos brasileiros e além disso é o único que possui um agendamento de upload diferente dos demais: arquivos menores tem preferência em relação aos maiores. Isto é um grande diferencial quando for tomar uma decisão, pois se você precisa de instantaneidade no upload de arquivos para sincronia entre vários computadores ou enviar aos seus clientes, seu gif de 10KB não ficará atrás de um arquivo de 10GB na fila de upload. Além disso, seu processo consome seus 100MB de RAM apenas.

Oferece contas grátis de 2GB cada e outras com mais capacidade. Confira aqui a melhor opção para você ou seu time, mas é de longe a solução mais cara. Minha experiência com o suporte foi OK, mas nada além disso.

2. Box.com: Um ótima escolha se você ou seu time precisa de, não só de backups, mas também de um controle maior de usuários e o que todos fazem nas pastas e arquivos. Sua interface web é mais complexa, porém não é difícil de aprender a mexer, pois é intuitiva. Oferece a opção de criação de grupos e usuários de um modo mais avançado em relação ao Dropbox, pois podemos ter uma relação de um usuário poder estar em vários grupos, e um grupo poder conter várias pastas diferentes. Também possui vários tipos de permissões para um usuário, como "Edição apenas", "Visualizador apenas", "Dono" entre outros. Além disso, disponibiliza uma página de atualizações, a qual mostra as modificações diversas que seu time está fazendo nos diversos arquivos. E se você possui contas Google ou Salesforce, você pode unir elas em um único single sign-on.

Ao compartilhar os arquivos, é possível atribuir uma senha para o arquivo ou pasta, um tempo de expiração de compartilhamento, ou apenas visualização na própria página do Box. Porém estas facilidades todas tem um custo, pelo menos para nós brasileiros: A velocidade de upload deixa um pouco a desejar, pois chega a ser 5x mais lento que o concorrente. Também não possui um agendamento de upload eficiente: é uma fila FIFO (First In, First Out) e seu executável no Windows consome 1GB de RAM.

Possui uma contra grátis de 5GB "expansível" (convidando outras pessoas) e seu preço é bem animador que você confere aqui.

3. SugarSync: não pude testar em ambientes corporativos como os dois acima, porém pude perceber que se aproxima mais com o serviço do Box.com em relação à parte técnica e um pouco mais confuso na interface web com seus muitos botões nada intuitivos que pode deixar o usuário bem confuso inicialmente.

O seu diferencial é, além da sua interface web, possuir uma interface gráfica no Windows, onde você pode gerenciar suas pastas, arquivos, computadores, smartphones que fazem parte do sincronismo e tudo o que você também pode fazer na interface web. Apresenta usuários e grupos também na sua versão corporativa que começa em U$299/ano para 3 usuários, mas também conta com uma versão grátis de 5GB "expansível". Mais detalhes de preço é possível achar aqui.

Bem, estes são apenas os que pude testar de fato. Você pode encontrar algumas soluções similares, como o Jungle Disk ou o Microsoft Skydrive, que pode satisfazer sua necessidade, e só depende de uma boa análise do que precisa. E como eu disse no começo, estas soluções são as mais confiáveis.

Também não incluí soluções como a Amazon S3, que oferece solução de backup com compartilhamento, porém muito simples comparado às de cima, que até chega a ser um contexto diferente, onde podemos falar até de CDN. Claro que se você for um desenvolvedor, você deve consultar esta ótima opção, pois estamos falando de Amazon
      Este artigo foi publicado originalmente no tópico do fórum: Soluções confiáveis para hospedagem de arquivos na nuvem! iniciado por GaBRa. Mensagem original
      Comentários 23 Comentários
      1. Avatar de EvoSpider
        Citação Citando Truman Ver mensagem
        O Box.com já é melhor, US$ 15/mês por 1 TB.
        Esse preço é bom. O Cloud Drive custa 83USD por mês para 1TB.
      BEST_ANSWER_PLACEHOLDER
      1. Avatar de GaBRa.
        Notícias fresquinhas:

Fiquei sabendo de uma gerente do Box.com que eles vão lançar um novo sincronizador nas próximas duas semanas com UPLOAD em PARALELO! Animal, hein?
        Se for isso mesmo, capaz do Box.com ficar melhor que o Dropbox
        Vamos aguardar!
      1. Avatar de dIREsTRAITS
        Citação Citando EvoSpider Ver mensagem
        Atualmente, eu andei pesquisando. Como Free, eu gostei do Skydrive da Microsoft.

Skydrive
        Vantagens:
        - 25GB de espaço
        - integração com o pacote office

Desvantagens:
        - Tamanho máximo de cada arquivo é 50MB

Já como pago, eu achei o Amazon Cloud Drive muito bom. 20GB custa 20 dólares POR ANO, 50GB = 50 dólares e assim por diante.
        Em paralelo, eu recomendo o Goodsync para fazer o backup. Ele tem integração com essas soluções que eu citei e muito mais.

Eu não sou muito fã dessa solução por vários motivos.
        Se sua casa tiver algum problema no sistema elétrico, seu dock e seu PC irão para o espaço.
        Se sua casa for roubada, vão levar o PC, o dock e seu HD.
        Se sua casa for queimada, o dock e o HD não serão poupados.

O que dá para fazer é colocar um NAS em outro imóvel que você tenha, ou colocar o NAS dentro de um cofre.
        Com isso, você elimina o segundo e terceiro problema.
        Cara, eu fui obrigado a rir com esse seu post, sério.

Acho que nem o MJ-12 guarda os arquivos secretos sobre UFO's dessa maneira.

Na minha opinião, dois HD's externos em locais diferentes está de bom tamanho, eu por exemplo faço da seguinte maneira:

Tenho 3 HD's externos, 2 de 2TB e 1 de 1,5TB.
        Nos HD's de 2TB mantenho TODO o meu backup, todos os arquivos, sem exceção. Um deles eu deixo em casa, ao lado do CPU, e sempre quando saio de casa, tiro da energia (tudo está ligado em uma régua da SMS), não utilizo estabilizador. O outro deixo na minha sala na Empresa, em uma gaveta chaveada.

O HD de 1,5TB eu deixo ao lado do DVD. Esse HD em particular eu destino somente aos Filmes, Seriados, Documentários e Cartoon's. Esse eu deixo ao lado do DVD em casa, pois ligo ele direto na porta USB do DVD e assisto tudo por ele.

Edit: Como já falaram ali, só vou reforçar.

NUNCA confiei em fazer backup particular em sites como os mencionados, pois se forem investigados futuramente e encontrarem arquivos piratas, eles não vão deletar somente os arquivos, vão fechar o site e que SE FODA quem tinha backup lá.

No MU foi assim, e com certeza nos outros também será.
      Para comentar por favor registre-se.