• O autor

Carlos Eduardo Litwin (aka "Cadu®" ou "KaduLitwin") é Bacharel em direito, Vlogger e Gamer para o canal gordoblog

Sony anuncia Blu-ray da próxima geração

A Sony anunciou oficialmente a nova geração de discos blu-ray.

A evolução do formato atingiu níveis inimagináveis, chegando a possíveis 1TB de armazenamento.

Chamado de Archival Disc, foi desenvolvido em parceira com a Panasonic e já existe a previsão de que os leitores desse tipo de mídia já estejam disponíveis as pessoas comuns, como eu e você, no meio do ano que vem.

O principal motivo do desenvolvimento desses discos seria para os filmes em resolução 4K, porém, é mais do que óbvio que no futuro eles poderiam ser utilizados para os games, uma vez que a cada dia que passa o tamanho dos games aumenta cada vez mais.

Os primeiros discos serão lançados com a capacidade de 300GB, e após isso poderão existir versões de 500GB e 1TB.

"Atualmente, a procura pela capacidade de arquivos aumentou na indústria cinematográfica, bem como nos centros de dados cloud que lidam com grandes quantidades de informação. A Sony e a Panasonic tiveram sucesso com o desenvolvimento do Blu-ray. Ambas as companhias planejam promover ativamente esta nova geração de discos no campo profissional como uma solução efetiva para a proteção de dados."
      Comentários 6 Comentários
      1. Avatar de Pearson
        Eu me pergunto se esses novos discos terão algoritmos ainda mais poderosos do que o Cinavia. Espaço para tal não vai faltar.
      BEST_ANSWER_PLACEHOLDER
      1. Avatar de mtrein
        Tu tá falando sobre algoritmo de compactação de dados?
      1. Avatar de tommy =P
        não, mtrein, ele está falando de um tipo de DRM que protege as mídias blu-ray, "impede" copias e reprodução de conteúdo digital sem as devidas validações de segurança.

+ INFO: http://www.cinavia.com/languages/por...echnology.html
      1. Avatar de syndragon
        Será que um filme de 3h em 4k cabe no de 1tb?
      1. Avatar de IrmaoDoSasuke
        Click here to enlarge Citando syndragon Click here to enlarge
        Será que um filme de 3h em 4k cabe no de 1tb?
        Cara, acredito que até o de 300GB dê conta...
        Um BD-ISO de um filme tipo Avatar 3D, dá coisa de uns 50-60GB. 4k são 4 x 1080p.. então em tese ficaria entre 200-240GB.

@Topic : massa esse grande volume de dados, vai voltar a ficar viável fazer backup em mídia física hehehe. Ultimamente tava fazendo backup em 2 HDs externos independentes...
      1. Avatar de sigma7777777
        Backup em CD de um 1 TB? Loucura: tenho HD externo de 4 ou 6 GB aqui, nem lembro a capacidade kkk Não acho que o usuário doméstico vá utilizar isso, mas pode servir para outras situações. Dá para ver em vários produtos o fim da utilização de CD/DVD, como notebooks cada vez mais finos e leves e centrais multimídia sem.
      Para comentar por favor registre-se.