Voltar   Fórum hardMOB > Equipamentos, Suporte & Tecnologia > hardWHAT!!?
Recarregar essa Página Processador passando de 70°C
Porque um jogo não precisa custar o valor da prestação do meu apartamento!

Responder

Opções do Tópico Modos de Exibição
Antigo 22-09-2009, 13:19   #1
Dunham
Membro

Padrão Processador passando de 70°C

Tenho um Athlon 64 X2 (5200+, 2.7 Ghz, Brisbane, 65 nm) que toda a vida nunca passou de 65° C em Full Load com o cooler stock nem nos dias mais quentes (acredite, onde eu moro faz calor...).

Esse mês comprei uma Radeon HD 4770 e troquei a fonte (tava usando a genérica que veio com o gabinete) por uma C3Tech 500W.
Não tinha notado nada de anormal até semana passada. Começou a fazer muito calor aqui e eu me preocupei em monitorar a temperatura da CPU e achei estranho estar em torno de 50°C em idle. Instalei o driver para processadores AMD (estou usando o XP SP3 que não faz uso correto do Cool'n'Quiet sem esse driver), e com o processador a 1.0 Ghz ele fica abaixo dos 40ºC (em dias frios fica abaixo dos 30, mas no calor que tá fazendo, 40°C é lucro...).

Eu não experienciei nenhum travamento, reboot sem motivo ou coisa do tipo, mas a temperatura do processador em Full Load estava passando os 75°C (chegando até 78°C, mas parei o que estava fazendo pra investigar o motivo). Como a AMD especifica 68°C como temperatura máxima suportada pra esse processador, eu achei extremamente preocupante excedê-la em 10°C.

Pensei que era o gabinete que estava mal ventilado ou a temperatura interna teria aumentado em decorrência do calor gerado pela placa de vídeo. Abri e coloquei um ventilador virado pro lado aberto do gabinete, mas em Full Load continua passando dos 70°C (não tentei ver até exatamente quanto chega, mas só isso já é o suficiente pra ver que não resolveu muita coisa).

Notei (com o CPU-Z) que o vcore atinge 1.368V em Full Load (e segundo o FOX ONE, 1.37V mas acredito que ele arredondou). Eu fiz questão de verificar na BIOS se não havia aumentado o vcore sem querer (acho que o normal é 1.35, mas não lembro exatamente e não achei no site da AMD), mas não foi isso.

Diante disso tudo, só me resta duvidar da fonte (que eu sei que não é de qualidade, comprei como um quebra galho até poder comprar uma Corsair decente, mas não sabia que poderia me causar tal transtorno). Segundo o FOX ONE, a linha +3.3V está em 3.38V, a +5.0V em 5.11V e a +12V em 11.9V.

Alguém tem alguma sugestão? É a fonte ou há outra possibilidade não explorada?

Não acredito que seja o cooler ou pasta térmica, porque limpei o mesmo esses dias. E mesmo sendo o stock, nunca havia passado de 65°C antes.
Dunham está offline Alertar a moderação sobre esta mensagem!     Responder citando esta mensagem.
Publicidade
Antigo 22-09-2009, 15:45   #2
DunhamAutor do tópico
Membro

Padrão

Fiz undervolt no processador com o RMClock e obtive os seguintes resultados (com o ventilador desligado e gabinete fechado) em Full Load:

1.225v @ 2.7 Ghz (13.5x200) - 65°C

Com undervolt/underclock consegui:

1.200v @ 2.5 Ghz (12.5x200) - 62°C
1.175v @ 2.1 Ghz (10.5x200) - 57°C

(Clock máximo com o menor vcore)

Nada mal pra quem estava beirando 80°C
Consegui baixar quase 15°C e ficar abaixo do limite previsto pela AMD com o clock padrão, isso com o cooler stock e temperatura ambiente entre 35°C e 40°C (as vezes mais que isso) durante o dia.
Pra quem tem um cooler decente, os resultados devem ser muito mais interessantes.

Eu só não consegui baixar o vcore pra operação mínima do Cool'n'Quiet (1.0 Ghz - 5.0x200) pra ver se conseguia uma temperatura menor em idle, qualquer coisa abaixo de 1.100v resultava em tela azul.

-

Para os interessados:

Tutorial RMClock (RightMark CPU Clock Utility) - http://www.clunk.org.uk/forums/guide...processor.html
Dunham está offline Alertar a moderação sobre esta mensagem!     Responder citando esta mensagem.
Antigo 22-09-2009, 18:45   #3
Glockbr
Membro

Padrão

tentou trocar pasta termica ?, nao eh normal subir assim a temp.
Glockbr está offline Alertar a moderação sobre esta mensagem!     Responder citando esta mensagem.
Responder

Opções do Tópico
Modos de Exibição

Permissões