Voltar   Fórum hardMOB > Equipamentos, Suporte & Tecnologia > Sistemas Operacionais
Recarregar essa Página Wine
Porque um jogo não precisa custar o valor da prestação do meu apartamento!

Responder

Opções do Tópico Modos de Exibição
Antigo 21-04-2007, 21:32   #1
Mcb
Membro

Padrão Wine

Alguém sabe se é possível eu rodar um programa que eu tenha instalado na minha partição Windows sem ter que reinstalar o mesmo programa no Linux? Só editando o registro do Wine ou algo parecido... As vezes queria poder rodar algum programa do Windows direto no Linux (reiniciar o PC é um saco), mas também não quero ter que instalar o programa novamente usando o Wine e acabar ficando com 2 instalações do mesmo programa no PC, tem jeito? Ou to querendo d+? auehauea

Valeu,
Mcb.
Mcb está offline Alertar a moderação sobre esta mensagem!     Responder citando esta mensagem.
Publicidade
Antigo 21-04-2007, 21:41   #2
3,14k2|P1k4chu
hardMOB Staff
Moderação

Padrão

Sim é possivel...

Eu faço isso, mas vc tem q testar, nao eh todo programa q funciona.

So mandar na command line: wine <nome_do_executavel>
3,14k2|P1k4chu está offline Alertar a moderação sobre esta mensagem!     Responder citando esta mensagem.
Antigo 21-04-2007, 21:50   #3
McbAutor do tópico
Membro

Padrão

Eu já percebi que programas que não guardam informações essenciais no registro funcionam, mas os que guardam não. Vou fazer um teste, renomear a pasta do meu programa já instalado (no Windows) pra outro nome temporário, depois instalar o mesmo programa através do Wine no mesmo caminho da pasta antiga (que foi renomeada). Depois vou apagar a pasta recém instalada e renomear de volta a pasta temporária... Acho que deve funcionar, sei não, gambiarra louca haeuhaea
Mcb está offline Alertar a moderação sobre esta mensagem!     Responder citando esta mensagem.
Antigo 18-05-2007, 1:27   #4
psycr0w
Membro

Padrão

tenta instalar o FUSE e o ntfs3-g q vc vai conseguir. Assim vc poderá gravar dados em NTFS. Agora eu nao tenho como te orientar, mas tenta achar algo na net sobre FuSe e NTFS-3G
psycr0w está online agora Alertar a moderação sobre esta mensagem!     Responder citando esta mensagem.
Antigo 18-05-2007, 2:18   #5
McbAutor do tópico
Membro

Padrão

Sim, eu já tinha o NTFS-3G instalado (Gentoo). Já consegui rodar! Programas que têm instalação é só executar mesmo, mas programas que precisam de instalação (como Jogos - Warcraft 3 no meu caso) é diferente. Pro Warcraft 3, por exemplo, eu rodei um "Warcraft 3 Fixer" pelo Wine que restaura o registro da instalação do War 3, assim me permitindo jogar pelo Linux também !

Fazendo o esqueminha que postei ali emcima deve funcionar também com certeza.
Antigo 18-05-2007, 12:34   #6
DEKAO
Membro

Padrão

aproveitando o topico...
alguem sabe se o outlook 2003 roda liso pelo wine!??!

Vlw.
DEKAO está offline Alertar a moderação sobre esta mensagem!     Responder citando esta mensagem.
Antigo 18-05-2007, 13:01   #7
BoZu bOzU
Membro

Padrão

Aproveitando o tópico tb!
Alguém sabe do comportamento da Suite 2007 do Office e do Corel Draw 13, Photoshop CS2 e illustrator?

Pedi d+?
BoZu bOzU está offline Alertar a moderação sobre esta mensagem!     Responder citando esta mensagem.
Antigo 18-05-2007, 14:48   #8
Saboya
Membro

Padrão

Citação:
Postado originalmente por Mcb Ir para a mensagem citada
Sim, eu já tinha o NTFS-3G instalado (Gentoo). Já consegui rodar! Programas que têm instalação é só executar mesmo, mas programas que precisam de instalação (como Jogos - Warcraft 3 no meu caso) é diferente. Pro Warcraft 3, por exemplo, eu rodei um "Warcraft 3 Fixer" pelo Wine que restaura o registro da instalação do War 3, assim me permitindo jogar pelo Linux também !

Fazendo o esqueminha que postei ali emcima deve funcionar também com certeza.
Duvido que o registro seja o problema do War3. Digo, pode até ser que seja relacionado ao registro, mas é específico do War3 então. O Wine tem o seu próprio registro e funciona sim.
Saboya está offline Alertar a moderação sobre esta mensagem!     Responder citando esta mensagem.
Antigo 18-05-2007, 15:23   #9
McbAutor do tópico
Membro

Padrão

Acho que você não entendeu. Eu tinha o Warcraft 3 instalado pelo Windows, não pelo Wine. Usei o "Warcraft 3 Fixer" no Wine justamente pra ele criar os registros necessários no Wine, já que antes disso o jogo não rodava justamente pelo registro do Wine não ter as chaves necessárias que são criadas na instalação do jogo.
Antigo 18-05-2007, 18:34   #10
n19i
Membro

Padrão

Se funciona instalando pelo Wine mas não funciona tentando rodar de uma instalação no Windows, geralmente é alguma coisa que tem que editar no registro, eu acho. Mas não deve ter muito onde ver isso na net não. Tentar pegar o registro do Windows e copiar as chaves pro do Wine.
E pros que querem saber se tal programa funciona no Wine, tentem ver em www.winehq.org, o appdatabase deles é bem bom.
n19i está offline Alertar a moderação sobre esta mensagem!     Responder citando esta mensagem.
Antigo 18-05-2007, 18:37   #11
McbAutor do tópico
Membro

Padrão

Agradeço o post! Mas como já falei a 2 posts atrás, já resolvi o problema, e sim, era problema no registro do Wine, que resolvi rodando o fixer.
Antigo 18-05-2007, 21:51   #12
Saboya
Membro

Padrão

Mas aí é que você está fazendo o procedimento errado. O objetivo do Wine não é acessar as suas partições do Windows pra rodar os programas. É você instalar as coisas no disco virtual do Wine e rodar. Assim ele cria todas as chaves de registro que seriam criadas normalmente e pronto.
Saboya está offline Alertar a moderação sobre esta mensagem!     Responder citando esta mensagem.
Antigo 18-05-2007, 22:18   #13
McbAutor do tópico
Membro

Padrão

Objetivo do Wine é simplesmente rodar aplicativos Win32 em ambiente Linux, não importa de onde você esta rodando. Pra quem mantém um sistema exclusivo Linux, com certeza instalar o aplicativo pelo Wine é o certo a se fazer (e a única coisa a se fazer). Mas pra quem mantém um sistema dual boot e que não caga GBs (ou que simplesmente não gosta de ter coisas repetidas no PC) acessar a partição Windows e rodar os programas de lá é a solução perfeita, ainda mais agora com o NTFS-3G, e não tem nada errado nisso.

Estou usando diversos programas assim sem problemas, os que eu não consegui gerar os registros no Wine "artificialmente" (como no Warcraft 3 usando o Fixer), eu reinstalei o programa pelo Wine no mesmo diretório que estava instalado no Windows e pronto, continua funcionando no Windows e funciona também no Wine.
Responder

Opções do Tópico
Modos de Exibição

Permissões