|
![]()
![]()
![]() |
|
|
#1 | ||
|
Membro
|
Olá pessoal!
Bom, sei que nesse fórum tem bastante nego entendido do assunto, mas como tem muita gente nova no fórum e tempo é crucial para um bom plano de aposentadoria resolvi escrever esse tópico. Qual o segredo para planejar sua aposentadoria com tranquilidade? TEMPO! Quanto antes uma pessoa começa a pensar em aposentadoria, mais facilmente ela conseguirá atingir a meta que estabeleceu. O tempo é um fator precioso quando tratamos de juros compostos. O que vc vai precisar? Uma calculadora financeira: http://www.portaldefinancas.com/cftp.htm O primeiro passo é saber qual a taxa de valorização REAL que vc poderia ter em uma aplicação: - Aplicação 1% ao mês - Inflação 0,5% ao mês - Taxa real de valorização = 1% - 0,5% = 0,5% EXEMPLO 1: - Joãozinho tem 20 anos e quer se aposentar aos 60 anos. - Joãozinho quer se aposentar com R$1.000.000,00 (UM MILHÃO DE REAISSSSSS! by Silvio Santos) - A taxa real de valorização será de 0,5% ao mes. Na calculadora, coloquem: - NP em meses = 40 anos x 12 = 480 (temos que usar em meses pois a taxa é mensal, se a taxa fosse anual, usariamos anos em NP) - 1.000.000,00 no FV - 0,5 no IR - Aperte CALC PMT A calculadora irá mostrar quanto joaozinho deve poupar por mes, para atingir sua meta de se aposentar milionário. Sim, com pouco mais de R$ 502.14 por mes, ele se aposenta milionário. EXEMPLO 2: - Joãozinho tem 20 anos e quer se aposentar aos 60 anos. - Joãozinho quer ter uma renda mensal de R$5.000,00 até os 85 anos (sim, vc tem que estimar até qto pretende viver! Sad but True!). - A taxa real de valorização será de 0,5% ao mes. Bom, para ter uma renda de 5 mil por mes, dos 60 aos 85 anos, ele terá que ter um montante guardado até os 60. Vamos calcular quanto ele deve guardar: - Zere a calculadora - 5000 no PMT - 0,5% no IR - 25 anos x 12 = 300 meses no NP - CALC PV Ele terá que guardar R$ 776,034.32 até os 60 anos para conseguir ter uma renda de 5 paus por mes dos 60 até seus 85 anos (uma bela aposentadoria, diga-se de passagem )Agora, voltando aos passos do exemplo 1, vamos ver qto ele deve guardar por mes para atingir esse valor aos 60 anos: - Zere a calculadora - 0,5 no IR - 40 anos x 12 meses = 480 meses no NP - 776,034.32 no FV - CALC PMT Resultado: Juntando R$ 389.68 por mês, joãozinho terá uma aposentadoria de R$ 5000 dos 60 aos 85 anos. *** EDIT - Haviam umas datas erradas no cálculo, acho que agora está certo *** IMPORTANTE: Esse cálculo não é pra ser feito somente uma vez, vc tem que revisar periodicamente, levando em consideração as variações de inflação, de taxa da aplicação ou até mesmo dos seus objetivos. []´s Pharao Última edição por Pharao : 15-07-2006 às 13:45. |
||
|
|
| Publicidade |
|
|
#2 | ||
|
Membro
|
não sei pq mas nunca fui fã de aposentadoria eu acho que tem maneiras bem melhores de poupar o dinheiro e fazer investimentos melhores... do que guardar esse dinheiro todo mês e no final ganhar apenas 3000.
|
||
|
|
|
|
#3 | ||
|
Membro
|
Aquelas calculadoras HP calculam isso neh ?
![]() |
||
|
|
|
|
#4 | |||
|
Membro
|
Citação:
|
|||
|
|
|
|
#5 | |||
|
Membro
|
Citação:
Quem consegue investir bem consegue juntar mais no mesmo tempo, ou a mesma coisa em menos tempo. Os exemplos que eu coloquei, podem ser utilizados para calcular rendimento de investimentos tb... é só uma questão de nomenclatura |
|||
|
|
|
|
#6 | |||
|
Membro
|
Citação:
Isso eh uma grande verdade, a questão eh, tem q ter metas para seguir, senaum nos primeitos 10.000,00 que você ver na sua conta você vai querer torrar num carro... quando ver os primeiros 50.000,00 uma casa ou apartamento... quando ver os primeiros 200.000,00 vai querer ajudar Deus e o Mundo... faça tudo o que você quizer... DESDE que VOCÊ ESQUEÇA QUE ESSE DINHEIRO EXISTE PELO MENOS PELOS PROXIMOS 20 ANOS. Afinal... vai ser dessa grana que vai vir sua aposentadoria, a não ser que você continue ativo após a aposentadoria, para ter uma fonte extra de renda. |
|||
|
|
|
|
#7 | ||
|
Membro
|
meu o kra q tem uma 12c no minimo ja aprendeu uma coisa dessas
![]() |
||
|
|
|
|
#8 | ||
|
Membro
|
Po... mas por que investindo a grana depois de um tempo ela gera esse rendimento ao mes tao alto ?
Po... Colocando 500R$ ao mes em 40 anos vai ter uma renda de 5000R$ ao mes considerando que o rendimento seja de 0.5% a.m. Entao... quais sao os riscos e os problemas que podem ocorrer investindo desse jeito ? E essa conta ta errada. Se ele comeca aos 20 anos e termina de investir aos 50 entao so se passou 30 anos... Isso significa q ele vai ter q investir bem mais por mes. Exemplo 1 ele teria q investir 1000R$ a.m. Exemplo 2 ele teria q investir 498R$ a.m. Alem do que a Renda de 5 paus ao mes esta errado sendo q vc calculou para 3 paus ao mes. Última edição por NightAvengerx : 14-07-2006 às 11:49. |
||
|
|
|
|
#9 | |||
|
Membro
|
Citação:
Outra coisa... com 526.140,68 ele teria uma renda mensal de 2.630,70 ao mes. E nao 3000 , porque isso? Última edição por NightAvengerx : 14-07-2006 às 11:48. |
|||
|
|
|
|
#10 | ||
|
Membro
|
Acho que nao vale a pena investir nao XD...
Saca soh... Se for pra investir desde os 20 anos ate os 60 entao eh uma merda. Pq so vai poder aproveitar de verdade aos 60 anos TT. |
||
|
|
|
|
#11 | ||
|
Membro
|
nao compensa investir nesses planos privatos nao???
eu sei q se começar a investir cedo, o custo é menor doq isso e vc pensa mais antes de retirar o dinheiro. |
||
|
|
|
|
#12 | ||
|
Membro
|
R$526.140,68 colocando em uma Renda Fixa... 3,5% ao mês...
dá muito mais do que os 3 mil mensais que ele ia ganhar na aposentadoria... acho que o Joãozinho deveria ter guardado o dinheiro na poupança ao invés de pagar ao INSS |
||
|
|
|
|
#13 | ||||
|
Membro
|
Citação:
FV = PV (1+i)^n Citação:
![]() |
||||
|
|
|
|
#14 | ||
|
Membro
|
O problema eh fazer esses 526 mil R$ sem uma poupanca neh... TT
|
||
|
|
|
|
#15 | |||
|
Membro
|
Citação:
Agora se puder me explica as outras questoes? Quais sao os riscos de uma Poupanca ou uma Renda Fixa? Por que o valor abaixa quando abaixa o tempo ? Eu to comecando a achar q esse calculo ta meio furado pq segundo o calculo dos 5000R$ por mes. Isso so vai dar certo se voce tirar uma grana a mais do seu banco todo mes. Ja que 0.5% daquela grana toda nao passa de 3.880,80 . O unico jeito de dar 5000R$ eh se o rendimento for de 0.65% ao mes. O que no calculo acho q ta 0.5% ou senao aquele IR% eh outra coisa TT. Mas ainda tem um erro... 25 * 12 = 300... e nao 420... Última edição por NightAvengerx : 15-07-2006 às 6:05. |
|||
|
|
|
|
#16 | |||||
|
Membro
|
Citação:
![]() Ou até mesmo, imagina se o banco que vc aplica quebrar? É foda! O que eu aconselho é que os investimentos, seja eles quais forem, estejam diluidos em bancos diferentes, em aplicações diferentes, para minimizar os riscos. E de preferencia em instituições sólidas como Bradesco, Itaú, Branco do Brasil... vide o que ocorreu a pouquissimo tempo com o Banco Santos. Citação:
Citação:
|
|||||
|
|
|
|
#17 | |||
|
Membro
|
Citação:
Entao vc precisa juntar R$ 776,034.32 no banco para ganhar R$ 5000 por mes. Considerando isso vamos calcular 0.5% de R$ 776,034.32. 0.5% = R$ 3,880.17. ( Divide por 100 e multiplica por 0.5 ou Divide por 200. ). Considerando isso eu tenho duas conclusoes. Ou essa conta do site ela ja esta considerando que voce vai tirar um belo dinheiro do banco cada mes para completar o q faltar ( R$ 1120 ) ou ela esta com o ganho de 0.65% ao mes que no caso da R$ 5000 a.m. PQ por exemplo se tu poe na calculadora para ganhar R$ 3000 ao mes com o periodo de 1 mes. Ele vai falar que voce tem q por apenas R$ 2985 pq vai render uns 15R$ e voce vai completar o tal R$ 3000. Ou seja esse calculo parece estar calculando o rendimento mais uma grana que voce tira do banco ate esvaziar o a grana que tu poe no banco. ( Eliminando a poupanca para as futuras geracoes da sua familia. ) Eu tenho 17 anos e nao conheco o Collor ( 3-4 anos na epoca FTW , n sabia nem o que era grana ) , mas eh obvio q ja ouvi falar do que ele fez e tals. Mas nao tive muita ideia dos efeitos do q ele fez. :P Mais uma coisa. Esse calculo tb ta meio errado pq ao meu ver. Se voce ganha dinheiro na poupanca todo mes entao voce pode reinvestir esse dinheiro q tu ganhou na poupanca mais o dinheiro fixo que voce sempre investia fazendo com que o rendimento cresca ainda mais rapido do que o site diz. Exemplo : Tu investe R$ 600 todo mes com rendimento de 0.5% ai no final do ano tu ja ta ganhando R$ 30 so na poupanca , ai no ano que vem tu comeca a investir R$ 600 + R$ 30 da poupanca. Aumentando assim progressivamente o seu rendimento. Última edição por NightAvengerx : 16-07-2006 às 3:22. |
|||
|
|
|
|
#18 | |||
|
Membro
|
Citação:
|
|||
|
|
|
|
#19 | ||
|
Membro
|
Este é um cálculo errôneo. A inflação varia muito além de sua meta e não 0,5% am. A aplicação financeira depende do montante e da predisposição do investidor. Se é averso ou propenso ao risco. Então a taxa de valorizaçao já estaria bem longe do que poderia ser na realidade. Se a inflação subisse a taxa de investimento também teria que subir (o que não acontece). Então a pessoa que quer se aposentar está presa a flutuações do mercado. Se o investimento, por exemplo, fosse feito em imóveis. Estes não sofrem depreciação com a inflação. Fora isto, estamos no Brasil. Para aquele que não vai fazer aposentadoria privada e sim pública, contribuindo para o INSS a situação é mais difícil ainda. As regras mudam durante o jogo. Empresa pública vira privada, tempo máximo limite para se aposentar aumenta 3, 5, 7 anos. Fora os descontos de impostos, minha mãe que contribuía com 400-500 não vai ter nem perto e um milhão, e sim míseros R$ 1.400,00. Este cálculo fornece uma aproximação MUITO longe da realidade. Talvez seja melhor fazer como o amigo falou e guardar um fundo de investimento para a velhice.
[]´s |
||
|
|
|
|
#20 | ||
|
Membro
|
Muito bom esse tópico Pharao, eu acho muito importante divulgar a idéia da Previdência Privada.
Poucas pessoas conhecem esse produto e muitas tem aversão. Eu possuo dois planos de previdência, já cheguei a ter 3, mas cancelei um por causa da tx. de admin. Pro povo que não tem eu vou dar alguns bons argumentos: - INSS (Principal Motivo) Alguem aqui acha que essa monstruosidade vai existir daqui a 40 anos? Hoje ela já causa um rombo de 37,6 bilhões por ano no governo, imagina daqui a 40. Se ela persistir com certeza será com mudanças na sua estrutura, então é melhor não esperar muito dela e partir pro seu proprio plano. - Idade Aposto que todos aqui estão na faixa de 20 anos, assim como eu, e temos uma perspectiva de que ainda não chegamos nem na metade do nosso objetivo. É preciso pensar que não vamos trabalhar pro resto da vida, pode ser que nos tornemos milionários e vamos estar pouco nos lixando para uma renda de 3 mil por mês, mas caso não nos tornemos ja sabemo qual vai ser nosso chão. Nos dois planos eu aplico um valor pequeno mensal, na PREVI varia de acordo com o meu salário bruto mensal, mas é no mínimo R$ 80 , na COPEL eu contribuia com R$50 e acabei de aumentar para R$70. Nessa idade o importante não é o valor, mas sim a disciplina. -Incentivo Fiscal O Governo, visando estimular a adesão do povo aos plano privados, criou alguns incentivos. Um deles é a tributação do IR, nos fundos de investimentos normais existe uma tributação sobre o rendimento, já nos planos de previdência essa tributação não existe, o que no longo prazo gera uma grande diferença. Temos que pensar que estamos falando de juros compostos e prazo ao redor de 20, 30, 40 anos. Hoje na Europa já existe uma lei que permite ao individuo que possui reserva em plano de previdência utilizá-lo como garantia em empréstimos imobiliários, e para quem não sabe empréstimos com garantia tem juros menor, o Brasil já estuda a possibilidade de editar uma lei parecida. - Blindagem do Fundos Para aqueles que penssam "Eu não sou loco de guardar dinheiro num Banco, vai que ele fali, dae eu perco tudo!". Calma que já existe lei que blindou os fundos de previdência, isto é, caso uma administradora de Fundos de Pensão venha a falir ela não poderá utilizar as reservar para liquidar as dívidas. Concluindo, eu indico a todos, é só escolher bem sua administradora ver quais são as melhores taxas de administração, atentem principalmente para a taxa de carregamento, é uma taxa mensal que é descontado da reserva algumas empresas pegam pesado nela. Eu não aconselho como investimento a curto prazo (menos de 10 anos), pois vai dar preju na certa. |
||
|
|
|
|
#21 | |||
|
Membro
|
Citação:
White, Esses cálculos são para quem quer fazer sua própria previdencia, aplicando seu próprio dinheiro e seguindo sua própria regra... variações em taxas de inflação e aplicação com certeza vão ocorrer... por isso que o calculo precisa ser revisado sempre. Com certeza quem não é regrado, não pode partir pra esse tipo de coisa. Tem que ser muito regrado para conseguir. ![]() []s |
|||
|
|
|
|
#22 | |||
|
Membro
|
Citação:
Explicou bem a todos que ainda nao conhecem muito ! Estou comecando minha previdencia este mes! ![]() [ ]´s |
|||
|
|
|
|
#23 | |||
|
Membro
|
Citação:
Ou entao como a minha avó que recebia aposentadoria pela VARIG que esta indo a valencia e provavelmente vai perder a aposentadoria. Se nao tivesse a gente tava na merda. Cuide so seu futuro meu filho. ![]() |
|||
|
|
|
|
#24 | |||
|
Membro
|
Citação:
Ou entao como a minha avó que recebia aposentadoria pela VARIG que esta indo a valencia e provavelmente vai perder a aposentadoria. Se nao tivesse a gente tava na merda. Cuide do seu futuro meu filho, PORQUE NINGUEM VAI CUIDAR DELE POR VOCE. ![]() |
|||
|
|
|
|
#25 | |||
|
Membro
|
Citação:
Talvez tenha esquecido de comentar o mais importante... a isenção no imposto de renda. Existem hoje basicamente dois tipos de plano de previdência o PGBL e o VGBL: - PGBL Vantagem Quem adere a esse plano pode ter isenção de até 12% de sua renda bruta na hora de declarar o I.R. Ex. Rendimentos Tributáveis total no ano: R$ 25.000,00 Contribuição para plano o Plano de Previdência: R$ 2.400,00 Valor Considerado para calculo do I.R: R$ 22.600,00 Observem que R$ 2.400,00 ficou dentro do teto de 12% da renda tributável que seria R$ 3000,00. O que passar disso não é descontado. A vantagem é que nesse caso se o indivíduo tiver que pagar algum imposto ele será diminuido pelo plano de previdência e caso ele tenha direito a restituição o valor será aumentado podendo chegar a ao integral retido quanto mais perto o valor considerado para calculo chegar do valor de isenção. Desvantagem Caso seja necessário efetuar um resgate antes do prazo de recebimento da aposentadoria incide 15% de I.R sobre o valor TOTAL resgatado. O que as vezes pode ser uma cacetada, claro que esse valor retido pode ser restituido na declaração de I.R. -VGBL Não permite isenção da renda tributável na declaração de I.R. Mas ao mesmo tempo em um eventual saque ficará retido I.R somente sobre o RENDIMENTO que o capital teve durante o periodo. Basicamente funciona como uma aplicação financeira, tendo a vantagem de não ter retenção de I.R na fonte a cada seis meses como acontece com os fundos de investimento. Qualquer duvida estou a disposição. |
|||
|
|
![]() |
| Opções do Tópico | |
| Modos de Exibição | |
|
|