21-06-2004, 14:27
|
|
|
Membro
|
Citação:
Originalmente enviada por RetardadoMental
AFFFFFFFFFFF
tomar no c* q é bom nada né???
fdps!
MEU DEUS!!!! esse é um pais sério msm......
daki a pouco eu to fazendo uma festa aki em casa, dae vai baixar policia pq eu to botando musica sem pagar direitos autorais...
PQP
|
http://www.abert.org.br/D_mostra_cli...?noticia=17889
Citação:
A escola pública ou privada que estiver pensando em animar sua festa junina com hits como "Pula a Fogueira" ou "Asa Branca" deve preparar o bolso para pagar direitos autorais aos criadores dessas canções. Pelo menos é o que quer o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição de Direitos Autorais), que está intensificando neste ano sua campanha para cobrar direitos autorais de músicas tocadas nessas festas. A intenção de cobrar tributo de escolas está colocando o Ecad em guerra com os sindicatos de escolas particulares, que não aceitam a cobrança e argumentam que as festas juninas e quermesses de colégios não visam ao lucro e têm fins pedagógicos.
Na origem da polêmica está a interpretação da lei 9.610, de 1998, que define os critérios para cobrança de direitos autorais. Em seu artigo 46, a lei afirma que não há ofensa aos direitos autorais na execução musical "para fins exclusivamente didáticos nos estabelecimentos de ensino" e quando não há intuito de lucro.
Na interpretação do Ecad, a partir do momento em que a festa é aberta para a comunidade ou que é cobrado ingresso, os fins deixam de ser exclusivamente didáticos.
"A maioria das festas juninas das escolas não é realizada com o objetivo de ensinar música. Além disso, é comum a cobrança de uma taxa ou a comercialização de bebidas e comidas", diz Márcio Massano, coordenador de shows e eventos do Ecad.
O presidente do sindicato das escolas particulares de São Paulo, José Augusto de Mattos Lourenço, critica o Ecad. "Não tem de pagar direito autoral nenhum. É um absurdo achar que só há fins pedagógicos quando a música é executada dentro de sala de aula ou com a instituição fechada. A escola não é só sala de aula. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação até recomenda que a família e a comunidade participem da escola", afirmou Lourenço.
No Rio, a posição do sindicato de escolas particulares é a mesma. "A festa junina da escola é uma atividade de preservação do folclore", diz o presidente do sindicato, José Antônio Teixeira. Para o Ecad, o valor cobrado não é absurdo, pois é só um percentual da arrecadação -10% ou 15%.
|
imagina pagar direitos autorais pra tocar "pula a fogueira"
hahahaahahha
que piada...
|
|