PDA

Visualizar Versão Completa : Fz-20 vs S7000 - ó céus! dai-me luz! urgente!!

illu del'syn
16-04-2005, 16:36
yoo é meio urgente aqui.. segunda-feira vou comprar a camera!

Essa é uma grande duvida que paira nao soh por aqui como nos foruns gringos. Me lembro de um topico q até pintou uma discussao em cima desses modelos, mas ja saiu do alcance aqui das paginas.
E o fato eh q a Fz-20 é mto mais recente q a Fuji entao eu achei poucas comentarios ou comparações.
Eu tinha encomendado uma S7k.. infelizmente deu problema pra chegar (depois de 2 meses tou pegando a grana de volta).
Segunda-feira vou la no TSCHASKO(jean) e estou cogitando a possibilidade de pegar uma FZ-20 mesmo.

A questão é: VALE OS 300,00 que a FZ-20 custa a mais??

Através de reviews, fica um pouco visivel que a S7k tem um pouco mais de ruido. Porém, na pratica, em alguns foruns eu vi pessoas falando que esses ruidos sao visiveis mais num crop de 100% nas fotos de 6mp e 12mp...e q aplicando um filtrinho de redução de ruido ja fica quase perfeito.
As S7k tem isos 80-100-200-400-800(em até 3mp) oq toricamente ajudaria a fazer fotos sem flashs com shutters nao tao lerdo.
Ja as Fz-20 sao até iso 400. PORÉM tem o estabilizador de imagem que consegue dar uma mao pra aumentar o tempo do shutter.

Eu achei que os comandos da Fuji sao mais faceis de manipular, com aquela "dial" para controlar abertura e exposição enqto a Fz-20 eh tdo feito por menu.(pelo q eu entendi)Alguem tem pra me dizer como funciona??

A s7K faz filmes a 640x320 30 fps! :o
Z20 faz 320x240 fps

A S7k funciona como web cam tb. E a S7k tem shutter 1/10000 sec enquanto q a Z-20 tem 1/2000 sec.

Bao.. da pra pescar algumas vantagens e desvantagens de uma para a outra. Mas sera que alguem aqui pode me ajudar mais?

|Tosquera.FS|
16-04-2005, 18:47
Eu aconselho vc a visitar o digifórum, lá as discussões em torno da FZ20 tão mais avançadas... só toma cuidado pra não ser levado pelos entusiastas da série FZ da pansonic, tem muito por lá...

Eu, particularmente, se tivesse grana pra bancar a FZ20, ia nela, é muito mais conjunto (lentes com 12x de aumento e 2.8 em toda a extensão), tem qualidade óptica superior, estabilizador de imagens e algumas vantagens que só existem por ser uma câmera mais recente.. na categoria das super zoom, acho que ainda não dá pra competir com as panas... esse lance do 1/10000 acho meio demais, dificilmente vc vai usar um tempo de exposição desses... e dá muito bem pra compensar com a abertura, em alguns casos... sei lá, vai do gosto pessoal tbm, eu aconselho vc a sentir a FZ20 na mão, pra poder comparar melhor...

De qualquer forma, são duas excelentes câmeras e tenho certeza de que estará fazendo um excelente negócio com qualquer uma das duas...

Boa sorte na compra..

[]'s

Mirage
16-04-2005, 18:51
comprar uma camera depende mais do gosto pessoal...
a fz tem zoom de 12x com lente clara
a s7000 tem macro de 1cm

eu escolheria a fz-20, outras pessoas podem sugerir a s7000, eh mais pelo gosto pessoal mesmo..

Marcelø
16-04-2005, 18:55
tenho uma s7000 e aqui vão minhas considerações:
Originalmente enviada por illu del'syn
Através de reviews, fica um pouco visivel que a S7k tem um pouco mais de ruido. Porém, na pratica, em alguns foruns eu vi pessoas falando que esses ruidos sao visiveis mais num crop de 100% nas fotos de 6mp e 12mp...e q aplicando um filtrinho de redução de ruido ja fica quase perfeito.
o noise só é perceptível com iso 800 ou em ampliações muito grandes
no geral pode ficar sussegado
Eu achei que os comandos da Fuji sao mais faceis de manipular, com aquela "dial" para controlar abertura e exposição enqto a Fz-20 eh tdo feito por menu.(pelo q eu entendi)Alguem tem pra me dizer como funciona??
o dial é uma mão na roda (literalmente) sim
ficar apertando botão é demora mto mais e vc pode perder a cena
A s7K faz filmes a 640x320 30 fps! :o
Z20 faz 320x240 fps
mas prepara o cartão de 1gb ai pq nessa resolução cada segundo ocupa 1mb hehehh
A S7k funciona como web cam tb. E a S7k tem shutter 1/10000 sec enquanto q a Z-20 tem 1/2000 sec.
como webcam tem a qualidade mto boa (se quiser testar pega meu msn dps) mesmo com pouca luz
como já disseram, é difícil usar 1/10000.. mas 1/3000 até 1/7000 não é tão incomum (mesmo com f/8)

se tiver mais dúvidas é só perguntar
[]s

g.mcfly
16-04-2005, 22:29
Nunca usei nenhuma das duas.

Pelas especificações, o que noto de mais relevante é o sensor maior na S7000 e o zoom maior (e com f/2.8) da fz20.

É definir o que é mais importante...

illu del'syn
16-04-2005, 23:16
Q legal! obrigado pessoal pelas respostas.
Que diferença.. essa area do fórum é tão tranquila, construtiva e sem vaidade :)

Eu estou sedendo a fz-20, quanto mais eu leio reviews e vejo fotos com o estabilizador mais me convenço. Acho que por exemplo, numa z20 da pra tirar com a maquina na mão (e o estabilizador) no mesmo tempo de exposição q a sk7 faria num iso maior.
E mais ainda.. eu estou achando q com a fz-20 conseguirei tirar, com mais sucesso, fotos indoor (seja retratos ou ambientes)sem usar flash e num tempo bacana. 1/30 sec acho q é um patamar aceitavel para retratos sem correr o risco de borrar.. sendo q(na minha opinião) 1/60 pra baixo seria o ideal. Sera q rola? sem flash? Ou estaria exigindo mto?:P

Realmente o zoom 12x eh muito bom, mas 6x tb já é muito bom ehhe.. pelo menos eu nao sei se irei realmente fazer uso de um zoom tao estupido assim.

Eu nao sei se o shutter chega a fazer diferença nesse caso, mas por exemplo.. no 1/2000 será q eu consigo congelar uma cena de chuva sem borrar uma gota?
ou cogelar o bater de asas de uma abelha, beija flor...
Gosto de fotos assim.. por isso considerei o shutter de 1/10000 da s7k. mesmo q seja dificil conseguir luz adequada..

Sobre o cartao, eu li q além de ter capacidade boa hehe tem q pelo menos ser CF II ou Pro pra dar conta da velocidade de gravação.. senao fica travadinho. Eu tenho um CF normal de 512 lacrado aqui q eu comprei pra s7k. se eu for pegar a fz-20 eu troco tranquilo por um SD.
Bao.. vamos la.. aproveitar q ainda tem o domingao inteiro pra pensar e repensar..ler reviews, analisar fotos :)

valew pessoal pela ajuda.

illu del'syn
16-04-2005, 23:41
Originalmente enviada por g.mcfly
Nunca usei nenhuma das duas.

Pelas especificações, o que noto de mais relevante é o sensor maior na S7000 e o zoom maior (e com f/2.8) da fz20.

É definir o que é mais importante...

Pelo q eu vi, o sensor da Fuji é maior, mas usa essa tecnologia do superCCD(com celulas foto sensiveis hexagonais). O que teoricamente seria melhor ainda mas no fundo nao é grande coisas.. E que por isso teriam voltado ao CCD normal (celulas fotosensíveis quadradas) nas s5100.
é isso? ou eu estou completamente equivocado ehhe e falei merda total?? :rolleyes:

g.mcfly
17-04-2005, 0:32
Na Rebel, eu nunca cheguei perto de 1/4000s que é o limite dela. Sempre, no meu uso, a luz é mais crítica.

Para congelar um beija-flor ou algo assim, é o flash que vai ser o fator importante.

Seja qual for a câmera, compre ($$$ :( ) um flash externo. Bem usado (rebatido), pode dar um resultado até mais agradável que apenas com a luz disponível (sempre pouca).

Estabilização de imagem é (muito) bom, mas não congela os movimentos do assunto (pessoas).

fabiowap
17-04-2005, 1:30
Eu iria de FZ20 ;)

[]'s

illu del'syn
17-04-2005, 2:03
Originalmente enviada por g.mcfly
Na Rebel, eu nunca cheguei perto de 1/4000s que é o limite dela. Sempre, no meu uso, a luz é mais crítica.

Para congelar um beija-flor ou algo assim, é o flash que vai ser o fator importante.

Seja qual for a câmera, compre ($$$ :( ) um flash externo. Bem usado (rebatido), pode dar um resultado até mais agradável que apenas com a luz disponível (sempre pouca).

Estabilização de imagem é (muito) bom, mas não congela os movimentos do assunto (pessoas).
Uma pergunta um pouco fora da questao tecnica das maquinas.. mas sobre esses dois exemplos que eu citei.
qual velocidade que vc´s acham ideal pra se fazer retratos, para nao ocorrer justamente o que vc disse (o assunto se mover)? eu considero o limite de 1/30.. mais que isso eu mesmo tremo antes de tirar a foto hehe em partes culpa da auta dose de cafeína.:o
e sobre congelar a chuva.. será que é possivel obter uma imagem com shutter rapido o suficiente para nao deixar borrar a gota mas sem que a luz se torne critica na cena?

sobre o flash.. um flash externo seria o ideal, mas viria daqui um tempo em função $$$ (ainda mais se eu apertar o extra pra pegar a z20) e tb nao é tão prático. O flash embutido geralmente chapa tudo e fica todo mundo com cara de defunto. Mesmo a compensação nao salva muito... ou nessas maquinas sera que se vira bem?
Originalmente enviada por fabiowap
Eu iria de FZ20 ;)

[]'s
eheh vc nao vale! eu vou comprar com seu sócio!! claro q vc iria falar pra eu pegar o mais caro! ehhehe brincadeira, claro
ehhe valews
[]´s

|Tosquera.FS|
17-04-2005, 8:29
Uma pergunta um pouco fora da questao tecnica das maquinas.. mas sobre esses dois exemplos que eu citei.
qual velocidade que vc´s acham ideal pra se fazer retratos, para nao ocorrer justamente o que vc disse (o assunto se mover)? eu considero o limite de 1/30.. mais que isso eu mesmo tremo antes de tirar a foto hehe em partes culpa da auta dose de cafeína.:o
e sobre congelar a chuva.. será que é possivel obter uma imagem com shutter rapido o suficiente para nao deixar borrar a gota mas sem que a luz se torne critica na cena?O problema é que tempos de exposição maiores que 1/30 dificultam tanto o fato da gente segurar a câmera na mão qto o assunto ficar imóvel... se vc for tirar uma foto de algo estático, consegue até segurar bem na mão um 1/15 ou 1/10 (tem que ter a mão bem firme).. mas se depender do assunto tbm, já era...

Quanto a congelar a chuva em 1/2000, eu acho que dá, já fiz testes com tempos maiores na A70 e cheguei muito próximo (a luz não ajudava)... acho que o que mata mesmo na FZ20 é o tempo máximo de exposição ser de 8s, podiam ter colocado pelo menos uns 15...

[]'s

guismarquesrj
17-04-2005, 14:11
Originalmente enviada por Mirage
comprar uma camera depende mais do gosto pessoal...
a fz tem zoom de 12x com lente clara
a s7000 tem macro de 1cm

eu escolheria a fz-20, outras pessoas podem sugerir a s7000, eh mais pelo gosto pessoal mesmo..

as FZ tmb... macro de 1cm, por aí...

Eu tenho a FZ10 e me amarro mto... creio eu que a FZ20 ainda seja melhor por ter 5MP neh hehehehe

Abraços,

GuiS

Mirage
17-04-2005, 19:47
na fz o foco minimo eh de 5 cm
mas nao eh nada mal =]

guismarquesrj
18-04-2005, 0:55
Originalmente enviada por Mirage
na fz o foco minimo eh de 5 cm
mas nao eh nada mal =]

Cara, pode até tá no manual, mas eu tiro a menos que isso aki hehehe ainda mais no foco manual, masi fácil ainda!

Abraços

GuiS

illu del'syn
18-04-2005, 1:19
Nossa.. sou muito sortudo e parece que acabou as duas com o Jean.. :(
mereço ehhe
mas pelo menos parece que chega essa semana ainda.

Agora.. eu tava pensando no lance do flash q o mcfly falou.. qual o mais barato que ja quebre o galho e seja compativel com a z-20??

valew! tao me ajudando pacas