Visualizar Versão Completa : Moderas, não fechem! Duvida ao SAMME (PH)
WideBody
28-01-2005, 15:29
Então, so pra esclarecer moderas. Tentei mandar MP pra ele so q a cx de entrada dele ta cheia. E o topico de fotos não é um bom lugar pra postar essa duvida.
É o seguinte.
O samme faz esse esquema nas fotos dele, que ele falou no topico de fotos.
..Usei sim. Uso PS em praticamente todas as fotos que tiro. Eu deixo o sharpness da camera no mínimo e faço pelo PS... fica melhor...
- Queria saber aonde eu mexo nesse sharpness na minha A75, se é o EV?!
- E aonde eu faço o sharpness pelo Photoshop?!
Valeues, espero que entendam e op Samme possa responder.
Abçs..
Outra pessoa que souber, sinta-se a vontade pra responder!!!:D
alexgontijo
28-01-2005, 17:24
Na Canon num sei, mas no Photoshop você:
1. Abre a foto
2. Clica no menu Filter (Filtros)
3. Vai em Sharpen (Nitidez)
4. Seleciona o tipo de nitidez que quer:
>- Sharpen - dá um nível de nitidez bom (esse resolve e melhora em 100% dos casos!)
- Sharpen Edges - atinge as bordas por níveis de algorítmos que detectam os tons escuros
- Sharpen More - dá tipo 2 níveis de nitidez (costuma ficar exagerado demais)
- Unsharp Mask - mexe com a nitidez na máscara.
;)
Abraço,
AleX
WideBody
28-01-2005, 20:02
Originalmente enviada por alexgontijo
Na Canon num sei, mas no Photoshop você:
1. Abre a foto
2. Clica no menu Filter (Filtros)
3. Vai em Sharpen (Nitidez)
4. Seleciona o tipo de nitidez que quer:
>- Sharpen - dá um nível de nitidez bom (esse resolve e melhora em 100% dos casos!)
- Sharpen Edges - atinge as bordas por níveis de algorítmos que detectam os tons escuros
- Sharpen More - dá tipo 2 níveis de nitidez (costuma ficar exagerado demais)
- Unsharp Mask - mexe com a nitidez na máscara.
;)
Abraço,
AleX
Valeu, cara! Já ajudou muito.:yes:
Agora preciso saber se o sharpnes que o SAMME PH fala é o EV da minha Canon A75.
Saaaaamme!!!!:D
EV não é o nivel de branco ?!
WideBody
28-01-2005, 21:13
Originalmente enviada por NoOne
EV não é o nivel de branco ?!
Então o que o sharpness:?:
Sharpness é sharpness.. deixa a imagem mais vincada.. como se tivesse relevo.. (em pequena escala).. é exatamente o contrário do blur (borrar).
Na A75 eu nao sei como faz e se tem como fazer.. na V1 tem a opcao de +1/0/-1
eh o nivel q vc pode encrispar a imagem
mais crisp heaiheua, uma borda mais definida...
ae no photoshop vc da um unsharpen para dar uma realçada
da para dar uma trabalhada na imagem para parecer mais bonita e definida
e mensagem de numero 30k !
=P
opa!
Eu também não sei como faz pra diminuir o shapness na Canon... tem que ver no manual.
Mas no PS é o esquema que falaram mesmo: filters > sharpen > unsharp mask
normalmente eu uso radius 0,3 pixels - threshold 3 levels
amount entre 200-300% na primeira vez e se achar que precisa eu faço uma segunda vez e ajusto o amount de acordo com a necessidade.
Sempre deixe o zoom em 100% e deixe a opção preview marcada.
Se vc achar que está dando muita definição ao noise, experimente colocar o threshold em 7-10... e manere o amount.
[]s
EV = exposure value
Isso funciona nos modos semi-manuais, Av e Tv. Se você põe EV = +1 a foto vai ficar mais clara e se põe EV=-1 vai ficar mais escura. Isso não tem relação com sharpness.
sharpness = nitidez.
Na A75 (se os menus forem em português), deve ter um ajuste de NITIDEZ, também em +1 ou -1. Eu também prefiro pouca nitidez na própria câmera, pois o photoshop me dá mais flexibilidade no controle, então eu posso aumentar a nitidez só onde quero. :)
Originalmente enviada por g.mcfly
EV = exposure value
Isso funciona nos modos semi-manuais, Av e Tv. Se você põe EV = +1 a foto vai ficar mais clara e se põe EV=-1 vai ficar mais escura. Isso não tem relação com sharpness.
sharpness = nitidez.
Na A75 (se os menus forem em português), deve ter um ajuste de NITIDEZ, também em +1 ou -1. Eu também prefiro pouca nitidez na própria câmera, pois o photoshop me dá mais flexibilidade no controle, então eu posso aumentar a nitidez só onde quero. :) como faço no photoshop para selecionar uma área específica q eu quero para dar nitidez somente "alí"?
Originalmente enviada por Skitter
como faço no photoshop para selecionar uma área específica q eu quero para dar nitidez somente "alí"?
Eu usava uma action que fazia tudo instantaneamente. Acabei de descobrir que perdi todas minhas actions na mudança do PC. :( :( :( :(
Aqui tem um turorial para o unsharp mask seletivo:
http://forum.brfoto.com.br/index.php?showtopic=6034
Técnica semelhante de seleção pode ser usada, por exemplo, para remover nitidez sem perder detalhes.
Muito bom esse tutorial heim?
Valeu!
vBulletin, Copyright ©2000-2009, Jelsoft Enterprises Ltd.