Visualizar Versão Completa : Distancia da telefonica, speedy 1MB
Qual é a distancia maxima da telefonica para poder receber a velocidade de 1 MB, alem disto quais outros fatores prejudicam..?
Eu estou a 4 Km da central da telefonica de santo andre e o speedy fala que minha linha não suporta 1 MB, achei estranho !!!
Rätäø ßäñhädø
30-11-2004, 20:44
Distancia eu nao sei .. mas qualidade da linha , ruido .. interferencias pelo caminho tudu afeta.
Bruninhu
01-12-2004, 13:41
aki aceeita um mega sussa :D
PriSiONEiRo.SP
01-12-2004, 14:18
Originalmente enviada por Sysop
Qual é a distancia maxima da telefonica para poder receber a velocidade de 1 MB, alem disto quais outros fatores prejudicam..?
Eu estou a 4 Km da central da telefonica de santo andre e o speedy fala que minha linha não suporta 1 MB, achei estranho !!!
Tem N Fatores, Disponibilidade na central, intencidade do sinal, enlace..
A minha linha só suporta 350K.. se colocar 450 perde o sincronismo.
[Racer-X]
02-12-2004, 17:57
Originalmente enviada por PriSiONEiRo2k5
Para um "Data Rate" de 1.5 / 2 Mbps usando fios 24 AWG/0.5 mm você pode estar no máximo à 5.5 km da central, se o fio for 26 AWG/0.4 mm por exemplo você deve estar no máximo à 4.6 km de distancia da central. Isso definido como padrão pelo DSL Forum que é o consórcio internacional que regulamenta padrões para fabricantes de equiapmentos DSL, provedores e outros involvidos.
Se colocarmos que provavelmente a telefonica utilize o segundo padrão de fios e estes sofram perdas de intensidade e/ou aumento de ruídos excessívos fora do padrão acima citado, provavelmente o espectro maximo para uso da sua linha deve se limitar proximo dos 1 MB. Porem eles já devem ter uma estatística de funcionamento da area/distância indicando uma perda maior que a aceitavel pelo padrão evitando assim a instalação do produto com tal velocidade.
Caso tenha como verificar o sinal do seu modem o line loss para produtos de 1 à 2 MB não deve passar de 41dB, padrão definido no dia 06/09/04 pelo DSL Forum, se não for maior não custa tentar uma instalação. :D
Fontes:
http://www.adslguide.org.uk/
http://www.dslforum.org/about_dsl.htm?page=aboutdsl/tech_info.html
[ ]´s
Originalmente enviada por [Racer-X]
Para um "Data Rate" de 1.5 / 2 Mbps usando fios 24 AWG/0.5 mm você pode estar no máximo à 5.5 km da central, se o fio for 26 AWG/0.4 mm por exemplo você deve estar no máximo à 4.6 km de distancia da central. Isso definido como padrão pelo DSL Forum que é o consórcio internacional que regulamenta padrões para fabricantes de equiapmentos DSL, provedores e outros involvidos.
Se colocarmos que provavelmente a telefonica utilize o segundo padrão de fios e estes sofram perdas de intensidade e/ou aumento de ruídos excessívos fora do padrão acima citado, provavelmente o espectro maximo para uso da sua linha deve se limitar proximo dos 1 MB. Porem eles já devem ter uma estatística de funcionamento da area/distância indicando uma perda maior que a aceitavel pelo padrão evitando assim a instalação do produto com tal velocidade.
Caso tenha como verificar o sinal do seu modem o line loss para produtos de 1 à 2 MB não deve passar de 41dB, padrão definido no dia 06/09/04 pelo DSL Forum, se não for maior não custa tentar uma instalação. :D
Fontes:
http://www.adslguide.org.uk/
http://www.dslforum.org/about_dsl.htm?page=aboutdsl/tech_info.html
[ ]´s
Como descobrir os dB ?
[Racer-X]
02-12-2004, 20:58
Obviamente voçê vai ter que pesquisar como entrar no modo de configuração do seu modem, já que varia de modem para modem, no meu modem no caso um 3com 812, ele me responde o seguinte:
show adsl transceiver_status
ADSL Transceiver Status Report:
Operational Mode operational
Attenuation Upstream 14.0 dB
Attenuation Downstream 20.5 dB
Noise Margin Upstream 31.0 dB
Noise Margin Downstream 32.0 dB
Transmit Power (ATUR) 12.0 dBm
Transmit Power (ATUC) 19.5 dBm
Actual Negotiated Downstream Baud Rate: 1184000 bps
Actual Negotiated Upstream Baud Rate: 128000 bps
-------------------------------
Como vc pode ver o item "Noise Margin" está dentro dos padrões aceitaveis de ruido/db e está transmitindo em 1 MB como vc está questionando, para melhor avaliação o modem está instalado à cerca de 1.5 km da central configurado com serviço Speedy Bussiness 1MB. E com este resultado confirmo que posso instalar a versão de 2MB sem problemas por aqui.
[ ]´s
pReD@ToR
02-12-2004, 21:42
Originalmente enviada por PriSiONEiRo2k5
Aqui em casa eu assino o 350 e constantemente perde o sincronismo (moro a mais de 5km da central). Será que se eu mudar pro Light (150) o sincronismo melhora?
[Racer-X]
02-12-2004, 23:26
Originalmente enviada por pReD@ToR
Aqui em casa eu assino o 350 e constantemente perde o sincronismo (moro a mais de 5km da central). Será que se eu mudar pro Light (150) o sincronismo melhora?
Pode ser que melhore, o que vale lembrar é que muita das vezes a maior incidencia de ruído multiplica devido às pessimas condição dos fios de telefonia da parte interna da instalação. Dá uma checada principalmente se for predio se a fiação está em boa qualidade, por precaução troque a fiação já que o custo/metro do fio é baixissimo, inclusive a facilidade na mão de obra.
Porem muitas das vezes estes problemas somente resolvem quando sua linha é trocada para um outro "jumper" que seria a localização da linha que sai do poste ou DG de um prédio para uma das caixas centralizadoras de linhas caixas estas que normalmente são possíveis de estar instaladas em algumas esquinas quando elas são instaladas na calçada. Porem este procedimento depende da boa vontade do técnico que vem visitar e que normalmente ele não seja de empresa terceirizada e sim da propria Telefonica.
Sem duvida diminuindo a velocidade pode melhorar sincronismo mas tudo dependerá do valor de ruído, derepente o valor é tão ruim que a estabilidade de "Line Sync" será a mesma.
[ ]´s
pReD@ToR
03-12-2004, 10:03
Pode ser que melhore, o que vale lembrar é que muita das vezes a maior incidencia de ruído multiplica devido às pessimas condição dos fios de telefonia da parte interna da instalação. Dá uma checada principalmente se for predio se a fiação está em boa qualidade, por precaução troque a fiação já que o custo/metro do fio é baixissimo, inclusive a facilidade na mão de obra.
Porem muitas das vezes estes problemas somente resolvem quando sua linha é trocada para um outro "jumper" que seria a localização da linha que sai do poste ou DG de um prédio para uma das caixas centralizadoras de linhas caixas estas que normalmente são possíveis de estar instaladas em algumas esquinas quando elas são instaladas na calçada. Porem este procedimento depende da boa vontade do técnico que vem visitar e que normalmente ele não seja de empresa terceirizada e sim da propria Telefonica.
Sem duvida diminuindo a velocidade pode melhorar sincronismo mas tudo dependerá do valor de ruído, derepente o valor é tão ruim que a estabilidade de "Line Sync" será a mesma.
[ ]´s
Veja os valores que o meu modem me mostrou:
Output Power (dBm) up/down = 10.0 / 11.5
Attenuation (dB) up/down = 31.5 / 60.0
Noise Margin (dB) up/down = 13.0 / 14.0
Eles estão muito altos ou estão na média?
Sobre trocar a linha de jumper...
A +- 100 metros da minha casa tem uma lan house com speedy 600, sendo que aqui na minha casa a velocidade nunca chega em 300. Então provavelmente a linha que chega aqui na minha casa dá um monte de voltas antes de chegar aqui.
Se eu pedir pra trocar de jumper eles trocam? Tem que pagar?
EDIT: Outra coisa:
Segui o manual do Abusar.org pra colocar o meu modem de roteador e aparentemente deu tudo certo. Só que ele não está acessando páginas, nem fazendo download etc, a única coisa que funciona é jogo online. Pra funcionar o resto tenho que fazer ele voltar para bridge. Sabe o que pode estar ocorrendo?
Boa pergunta.
Uma pergunta melhor então seria. Quais valores que eu posso ter para ter uma conexao "BOA" e a que ponto ela começa a ficar "RUIM"
PriSiONEiRo.SP
03-12-2004, 11:14
[QUOTE]Originalmente enviada por pReD@ToR
[B]Veja os valores que o meu modem me mostrou:
O Ideal para DSL e a Margem ficar igual a Atenuação! aqui em casa só funciona o 350 e a Margem está 22 e a atenuação em 35 mais no seu caso ela está mais baixa do que aqui... acho que isso possa causar lentidão.. vou trocar ideia com um amigo que trampa no SERA do speedy para ele dar uma olhada na sua medição!
Vlw
[Racer-X]
04-12-2004, 18:59
Sobre trocar a linha de jumper...
A +- 100 metros da minha casa tem uma lan house com speedy 600, sendo que aqui na minha casa a velocidade nunca chega em 300. Então provavelmente a linha que chega aqui na minha casa dá um monte de voltas antes de chegar aqui.
Se eu pedir pra trocar de jumper eles trocam? Tem que pagar?
EDIT: Outra coisa:
Segui o manual do Abusar.org pra colocar o meu modem de roteador e aparentemente deu tudo certo. Só que ele não está acessando páginas, nem fazendo download etc, a única coisa que funciona é jogo online. Pra funcionar o resto tenho que fazer ele voltar para bridge. Sabe o que pode estar ocorrendo?
Bom para trocar de jumper não precisa pagar nada esse é o procedimento normal quando um tecnico da Telefonica faz uma visita e detecta a necessidade agora quando vem tecnico de empresa terceirizada é um horror uma má vontade do kct.
Estou em São Paulo bem proximo do centro na primeira vez que percebi a falha "Excesso de Noise" na primeira má vontade mandei um fax pro ombudsman da Telefõnica, no mesmo dia retornaram uma ligação para mim dizendo que o meu caso foi registrado, e ainda no mesmo dia me ligou um cara do "Centro de Diagnóstico" informando que um técnico da TELEFONICA iria fazer uma visita, no dia seguinte apareceu o técnico da Telefonica com um Scanner da HP já saiu medindo a qualidade da linha em 2 horas estava tudo perfeito, jumper trocado fiação interna verificada e cliente satisfeito...
Qual o modelo do seu modem? Ai eu vejo se verifico o manual e os procedimentos que você fez para tentar de dar alguma dica.
Agora atenuação em down de 60db aff muuuuuito ruim tem que melhorar isso. Tem que ficar proximo do valor de up oi valor está muito alto.
[ ]´s
pReD@ToR
04-12-2004, 21:04
Bom para trocar de jumper não precisa pagar nada esse é o procedimento normal quando um tecnico da Telefonica faz uma visita e detecta a necessidade agora quando vem tecnico de empresa terceirizada é um horror uma má vontade do kct.
Estou em São Paulo bem proximo do centro na primeira vez que percebi a falha "Excesso de Noise" na primeira má vontade mandei um fax pro ombudsman da Telefõnica, no mesmo dia retornaram uma ligação para mim dizendo que o meu caso foi registrado, e ainda no mesmo dia me ligou um cara do "Centro de Diagnóstico" informando que um técnico da TELEFONICA iria fazer uma visita, no dia seguinte apareceu o técnico da Telefonica com um Scanner da HP já saiu medindo a qualidade da linha em 2 horas estava tudo perfeito, jumper trocado fiação interna verificada e cliente satisfeito...
Qual o modelo do seu modem? Ai eu vejo se verifico o manual e os procedimentos que você fez para tentar de dar alguma dica.
Agora atenuação em down de 60db aff muuuuuito ruim tem que melhorar isso. Tem que ficar proximo do valor de up oi valor está muito alto.
[ ]´s
Realmente, eu notei que a atenuação está muito alta. O que fazer pra diminui-la? Só com o técnico da telefonica? O que é atenuação propriamente dita?
O meu modem é um Thomson Speedtouch 510, eu peguei esses valores pelo setup dele.
Acontece que eu já pedi a presença do técnico 3 vezes e eles nunca deram as caras. Só quando instalaram o speedy, daí veio um técnico terceirizado (com uma baita má vontade).
Vou ligar la na segunda e EXIGIR um técnico da Telefonica.
[Racer-X]
05-12-2004, 23:08
Realmente, eu notei que a atenuação está muito alta. O que fazer pra diminui-la? Só com o técnico da telefonica? O que é atenuação propriamente dita?
O meu modem é um Thomson Speedtouch 510, eu peguei esses valores pelo setup dele.
Acontece que eu já pedi a presença do técnico 3 vezes e eles nunca deram as caras. Só quando instalaram o speedy, daí veio um técnico terceirizado (com uma baita má vontade).
Vou ligar la na segunda e EXIGIR um técnico da Telefonica.
Basicamente a atenuação significa a perda de potencia/transmissão em um meio eletrico ou até otico, este aumento de atenuação é ocasionado por interferencias neste meio de transmissão seja ela direta ou indireta, ou até pela perda natural devido à utilização de um grande segmento, bom não vou ser muito técnico aqui para aprofundar mais recomendo dar uma pequena pesquisada na net.
O valor em dB (ruido) indicado pelo modem é a leitura do que ele está lendo na ponta em que chega nele, com a presença do técnico ele poderá checar qual a fonte da atenuancia, começando internamente depois indo mas partes externas, e se caso na parte externa o valor de atenuação ainda se mantiver proxima à do modem ele faz a medição de um outro "jumper" na tal caixa externa já explicada à procura de um valor de atenuação menor até a central telefonica, porem quando chega neste ponto o negócio é rezar para que o Técnico ache um ponto com baixa atenuação nesta caixa.
Sobre a Lan House que voce falou, sem duvida seria uma boa dar uma checada qual a atenuancia lá, porem a linha da lan house pode estar numa caixa totalmente diferente da sua e com uma qualidade beeem melhor.
Às vezes exigir a presença de um tecnico não funciona o ideal que eu vi era de ligar para eles e começar a dizer que você está perdendo muito a sincronia, depois que teve uma chuva ou algo assim
ai quando passarem para o centro de diagnostico provavelmente eles vão checar a config do modem e os valores de atenuação. O pessoal do centro de diagnostico tem o poder de enviar um tecnico mesmo terceirizado caso eles não consigam consertar, e todo o truque está ai, se após a intervenção do pessoal do centro de diagnóstico vc falar que está tudo bem eles dão como caso encerrado, mas se falar agora está tudo bem, porem de 1 em uma hora a minha sincronia cai. Aí já era um te´cnico terá que vir na sua casa e a estória continua, enquanto os valores de atuanuação estiverem altos reclame e não deixe que ele encerre o chamado, normalmente um técnico de terceirizada vem na sua casa faz um download e quer sair fora, se perceberem no proprio relatorio eles colocam no relatorio um valor de atenuação dentro dos aceitaveis colocam uma taxa de "games" download do UOL vc assina e eles ganham o dia, troque uma ideia com o técnico de forma sadia ele vai ver que não terá recursos para atender o chamado, ai ele chama um cara "level 2" que tem condições de intervir externamente para reduzir a atenuação ou irá transferir a bucha pro pessoal da telefonica, seguindo estes passos acredito que o problema será sanado, caso contrario mesmo após a visita de um técnico faça um LOG do seu atendimento e envie para o Ombudisman da Telefonica ai é só esperar.
É isso segunda tai dá uma ligada lá e vamos ver no que vai dar.
Ps.: Antes de mais nada quero dizer que sou usuário do sistema ADSL e Radio (Giro), e trabalho com suporte e projetos de redes remotas incluindo segurança e VPN´s, Porem felismente ou não cerca de 60% dos clientes que atendo acabam utilizando algum sistema de bandalarga como Cable/ADSL/Radio como link primario ou secundário de acesso à internet, fazendo com que eu acabe adquirindo esse conhecimento sobre a area.
[ ]´s
MA.Outlaw
07-12-2004, 15:39
Eu tenho o mesmo modem do Racer_X
gostaria que alguém pudesse me explicar como fazer para verificar isso ae!
Obrigado.
Output Power (dBm) up/down = 12.0 / 15.5
Attenuation (dB) up/down = 23.0 / 38.0
Noise Margin (dB) up/down = 26.0 / 16.5
Estes são os meus valores.
Que posso saber sobre eles ? Estão bons ? Medios ? Ou Ruins ?
[Racer-X]
08-12-2004, 13:02
Output Power (dBm) up/down = 12.0 / 15.5
Attenuation (dB) up/down = 23.0 / 38.0
Noise Margin (dB) up/down = 26.0 / 16.5
Estes são os meus valores.
Que posso saber sobre eles ? Estão bons ? Medios ? Ou Ruins ?
Sendo como padrão o limite de 41db em Noise/Atenuação para produtos ADSL de até 2MB significa que sua linha conseguirá negociar cerca de 3MB de transferencia caso fosse disponível.
[ ]´s
[Racer-X]
08-12-2004, 15:50
Originalmente enviada por MSE.Outlaw
Eu tenho o mesmo modem do Racer_X
gostaria que alguém pudesse me explicar como fazer para verificar isso ae!
Obrigado.
Dê um telnet ou digite o numero IP do seu Gateway no navegador e tente acessar, ao pedir a senha digite como user: root e password: !root
Caso não consiga se conectar por nenhuma destas formas, o unico jeito de conectar sem modificar e/ou zerar a configuração do modem seria se conectando utilizando a conexão serial atras dele. Atraves deste acesso o modem não pede nem senha para acesso ao setup.
Caso se conecte utilizando telnet, no prompt digite o comando:
show adsl transceiver_status
e os valores serão mostrados.
Caso ainda tenha alguma duvida de como fazer isso, consulte o site: http://www.abusar.org/manuais/m_3com.html
Ele agrega muitas informações sobre esse router.
[ ]´s
MA.Outlaw
08-12-2004, 22:37
hmm meu gateway é igual ao IP ^^
acho que a telefonica mudou muita coisa nesse modem
nem no IP default ele está, por isso nao consegui acessar ele ainda. Nem com sotfware da 3com! Bom o jeito vai ser conectar via serial mesmo.. vou ter que arranjar o cabo
qual eh o comando pra ve o ruido no GreatSpeed????
vBulletin, Copyright ©2000-2009, Jelsoft Enterprises Ltd.