Visualizar Versão Completa : Ajuda com nitidez (Canon A75)
http://img.photobucket.com/albums/v193/Strid/IMG_0206.jpg
1024x768, iso50, tungsten, f2.8, com flash
http://img.photobucket.com/albums/v193/Strid/IMG_0207.jpg
1024x768, iso 200, tungsten, f2.8, com flash
me deem umas dicas ae, eu to querendo tirar umas fotos macro, mas nao sei porque, minhas fotos não saem nítidas... será q eu tremo demais? :(
http://img.photobucket.com/albums/v193/Strid/IMG_0208.jpg
File Name
IMG_0208.JPG
Camera Model Name
Canon PowerShot A75
Shooting Date/Time
15/10/2004 19:30:48
Shooting Mode
Program AE
Photo Effect Mode
Off
Tv( Shutter Speed )
1/60
Av( Aperture Value )
2.8
Metering Mode
Evaluative
Exposure Compensation
0
ISO Speed
200
Lens
5.4 - 16.2mm
Focal Length
5.4mm
Digital Zoom
None
Image Size
1024x768
Image Quality
Superfine
Flash
On
Flash Type
Built-In Flash
Flash Exposure Compensation
0
Red-eye Reduction
On
Shutter curtain sync
1st-curtain sync
White Balance
Tungsten
AF Mode
Single AF
AF Range Mode
Macro
Color Space
sRGB
File Size
332KB
Drive Mode
Single-frame shooting
Owner's Name
nas outras eu fui mudando somente o ISO
http://img.photobucket.com/albums/v193/Strid/IMG_0209.jpg
iso100
http://img.photobucket.com/albums/v193/Strid/IMG_0210.jpg
iso50
http://img.photobucket.com/albums/v193/Strid/IMG_0211.jpg
iso Auto
http://img.photobucket.com/albums/v193/Strid/IMG_0212.jpg
iso Auto, sem flash
http://img.photobucket.com/albums/v193/Strid/IMG_0213.jpg
iso Auto, sem flash
Não sei o que você está se referindo como nitidez.
O que eu vejo é o seguinte: fotos mal focadas e estouradas.
A A75 tem modo macro de 5 (wide) a 20 cm (tele).
Nessa distância, é melhor não usar o flash, porque fica estourado, como saíram suas fotos.
Sugestão: usar tudo no manual: exposição, foco e flash.
Acerte o foco manualmente na distância do objeto, coloque a abertura em f8 e o flash na potência mínima.
foto de macro não é aconselhavel usa flash, pois a maquina tem q ficar muito proxima do objeto, mais pelo o q eu vi na foto q vc tirou, seu problema não e só o tempo de exposição, e tremer a mão e sim por não ter focado o objeto, vc tentou tirar foto de macro de varios objetos ao mesmo tempo e isto não se faz, vc deve focar só um item.
então tipo, no segundo reply eu botei soh fotos do mouse (bem de perto, pra macro)
e ele ficou borrado nas fotos sem flash, e nas com flash, estourava luz
Originalmente enviada por Strid
então tipo, no segundo reply eu botei soh fotos do mouse (bem de perto, pra macro)
e ele ficou borrado nas fotos sem flash, e nas com flash, estourava luz
Strid, eu já tive uma A70 e já tirei varias fotos de macro, para as fotos ficarem boas sempre tive de procurar uma iluminação mais adequada, pra não ter que usar o flash, a iluminação adequada faz com que a camera capture a foto com maior rapidez evitando com que ela saia tremida, vc pode tb usar a maquina SEM FLASH mas com a ISO 400 ou 200 outra opção e usar um mini tripe ou um tripe de tamanho normal colocando a maquina no timer em 2 sec. para disparo automatico.
Originalmente enviada por leobark
Strid, eu já tive uma A70 e já tirei varias fotos de macro, para as fotos ficarem boas sempre tive de procurar uma iluminação mais adequada, pra não ter que usar o flash, a iluminação adequada faz com que a camera capture a foto com maior rapidez evitando com que ela saia tremida, vc pode tb usar a maquina SEM FLASH mas com a ISO 400 ou 200 outra opção e usar um mini tripe ou um tripe de tamanho normal colocando a maquina no timer em 2 sec. para disparo automatico.
valeu os toques parceiro ;)
dei mais uma empreitada mexendo nas configs da camera, tirei umas fotos com iso alta, mas as fotos sairam extremamente granuladas, olha só:
http://img.photobucket.com/albums/v193/Strid/IMG_0237.jpg
Acho que o melhor nesse caso é fotografar sem flash e com um tripé.
essa ultima foto foi sem flash, e tipow, o granulado é por ISO alta neh?
@NJo Da MoRTe
18-10-2004, 0:27
essa ultima foto foi sem flash, e tipow, o granulado é por ISO alta neh?
Eh... ruido por iso alta demais..
veio, tenta agora usar uma iluminação direta sobre o item, do tipo um abajur ou colocar uma lampada mais forte no seu quarto, mais o bom msm e usar a luz do sol, com isto vc não vai precisar usar uma ISO tão alta e a imagem não vai ficar tão granulada.
valew as dicas ae, mas me tirem uma duvida :D
aquela opção (acho q chama abertura da lente, diafragma, sei lah, hehe), medida em 2,1,1/2,1/6,1/200... que controla o tanto de luz q a camera "absorve" (ahuahau, q bosta querer falar e nao saber os termos certos :()
entao, existe o risco de eu queimar a camera, levando ela prum local bem iluminado, e dexando num nível alto?
valew as dicas ae, mas me tirem uma duvida :D
aquela opção (acho q chama abertura da lente, diafragma, sei lah, hehe), medida em 2,1,1/2,1/6,1/200... que controla o tanto de luz q a camera "absorve" (ahuahau, q bosta querer falar e nao saber os termos certos :()
entao, existe o risco de eu queimar a camera, levando ela prum local bem iluminado, e dexando num nível alto?
Olha, pelo que você falou essas medidas são da velocidade do obturador, não da abertura do diafragma.
Essa velocidade determina quanto tempo o diafragma (o buraco da lente por onde passa a luz pra tirar a foto) vai ficar aberto, conseqüentemente quanto de luz vai entrar na máquina.
Quanto mais rápido, menos luz, quanto mais lento (portanto mais tempo de diafragma aberto), mais luz. Os números mostram o tempo em frações de segundo, 1 segundo, 1/2 segundo, 1/6 de segundo... o mais rápido geralmente é o 1/2000 de segundo, que congela a ação.
A abertura do diafragma determina "o tamanho do buraco" por onde vai passar a luz na lente, e aparecem mais ou menos assim:
f/2.8 f/4 f/5.6 f/8 f/11...
Nesse caso, quanto MENOR for o número, MAIOR é o buraco, daí passa mais luz, isso por que o nº é o divisor. Por exemplo, em abertura 2.8 vai entrar bem mais luz que em 8.
O lance para tirar boas fotos (com a exposição correta pelo menos) é aprender a balancear esses dois valores. Um diafragma mais aberto deixa passar mais luz, então, a menos que esteja bem escuro, use uma velocidade mais rápida por exemplo... Não tem segredo, é só praticar ;)
Quanto a "queimar" a câmera por colocá-la em um lugar iluminado, não precisa se preocupar que isso não acontece. Simplesmente pode ser que a foto fique "estourada", ou seja, sobre-exposta, muito clara (muita luz pode entrar na câmera) se não regular direito a vel/abertura. Aí é só tirar outra ajustando tudo. Ah, e não se esqueça que "um nível alto" como você falou, como 1/2000 por exemplo, é uma velocidade alta, portanto deixa passar luz por menos tempo, ou seja, entra menos luz.
Só mais uma coisinha... Pra fazer macros o melhor mesmo é usar tripé (pra não tremer), uma boa iluminação ambiente e esquecer o flash. E procurando sempre usar o ISO no valor mais baixo, por que como já falaram, quanto maior o ISO, mais ruído terá.
Desculpe o post gigante galera, mas achei que podia ajudar :D !!!
Fly by wire
19-10-2004, 8:12
Originalmente enviada por Chimera
Desculpe o post gigante galera, mas achei que podia ajudar :D !!! Post gigante? Huauhauhahua... é que você nunca se deparou com um post do Forfeit... :D
Huahehuahehah...
Mas achei grande sim :D
E espero ter ajudado !
valew ae rapaziada
agora jah tenho umas noçoes (e um vocabulário mais técnico, hauaehuae) pra continuar tentando conseguir uma tirar fotinha apresentável aqui :D
Você só queima o sensor da máquina (CCD) se tirar foto do sol ou de alguma outra fonte BEM forte de luz ;)
Originalmente enviada por Pomboso
Você só queima o sensor da máquina (CCD) se tirar foto do sol ou de alguma outra fonte BEM forte de luz ;)
tirar foto mesmo, ou soh de apontar pro sol?? :(
e aquelas fotos que tem por ae aparecendo sol nascente/poente, tem algum equipamento especial pra nao zuar a câmera?
Bom, não posso te garantir, mas acho que se ficar um bom tempo apontado pro sol, pode queimar o LCD também.
Ah, e estamos falando de sol apino, sol poente quando ta fraquinho num tem rolo não :D
Bom, disso de queimar eu não tenho certeza nenhuma... Nunca vi alguém que tenha realmente queimado o CCD muito menos o LCD por apontar pro sol...
Mas nos manuais eles recomendam não apontar diretamente a câmera pra focos de luz forte, como o Pomboso disse. É melhor mesmo não arriscar.
Se for tirar fotos de pôr/nascer do sol, fazer isso quando a luz estiver mais fraca, e enquadrar meio de lado, nunca diretamente.
Mesmo por que, além de dificilmente conseguir ver alguma coisa no LCD e portanto nem conseguir configurar direito a câmera, isso pode dar altos flares na foto (além claro do possível dano mortal :D )
Ah, sim... Mas se aparecer umas faixas verticais meio violetas no LCD quando apontar pra algo luminoso é normal, e não prejudica nada, contanto que não fique apontando direto, lógico.
Essas barras já apareceram no LCD da minha A95 quando fui fazer fotos num dia claro... Elas não aparecem nas fotos. Mas aparecem nos vídeos :(
vBulletin, Copyright ©2000-2009, Jelsoft Enterprises Ltd.