Visualizar Versão Completa : Como medir em MP um filme analogico?
ogiva|kakarootz
07-10-2004, 11:33
Surgiu essa polemica aqui no trabalho hoje e ninguem soube responder ao certo.
Um dizia que um filme de ótima qualidade é infinito, e não existe medição em MP, logo, ele poderia revelar um filme no tamanho monstruoso, (a capacidade de um otimo filme)
Outro disse que o filme a partir de 17MP ja mostra imperfeições, e por isso uma camera com 17 MP (com otima lente, tecnologia e qualidade)ja e igual ao um filme.
Como eu sou novato, fiquei muito curioso pra saber sobre isso.
Alguem tem algo a dizer?
Valeu
TheSinister
07-10-2004, 12:04
hum... essa discussao eh meio polemica mesmo.
tb gostaria de saber opnioes sobre isto. :)
Comparação filmexdigital só faz sentido se você especificar bem a mídia (saída) que se está comparando.
Ao se falar em megapixel, deduzo que se queira analisar a qualidade de um filme escaneado. Nesse caso, a qualidade do scanner é que vai ser decisiva na comparação. Outra coisa importante é lembrar que escanear com trocentos megapixels também não é sinônimo de mais qualidade.
Hinotori
07-10-2004, 15:42
Originalmente enviada por ogiva|kakarootz
Surgiu essa polemica aqui no trabalho hoje e ninguem soube responder ao certo.
Um dizia que um filme de ótima qualidade é infinito, e não existe medição em MP, logo, ele poderia revelar um filme no tamanho monstruoso, (a capacidade de um otimo filme)
Outro disse que o filme a partir de 17MP ja mostra imperfeições, e por isso uma camera com 17 MP (com otima lente, tecnologia e qualidade)ja e igual ao um filme.
Como eu sou novato, fiquei muito curioso pra saber sobre isso.
Alguem tem algo a dizer?
Valeu
Não tem maneira simples de medir, afinal não é só o filme que entra em jogo...
Tem várias variáveis. A maior delas, é a capacidade de um filme de captar detalhes (que conforme aumenta o ISO ou ASA do filme, ele capta menos detalhes e a foto fica mais granulada), bem como o filme ser colorido ou P&B (o P&B capta muito mais detalhes). Outra coisa a ser levada em conta, é o conjunto óptico da câmera, pois ele que vai definir também quanto detalhe pode ser resolvido. De nada adianta ter um filme P&B numa câmera GOL com lentes que não resolvem o menor detalhe....
Enfim, desencana. O que importa na fotografia digital é saber que:
1 - Para uma foto sair em qualidade REALMENTE fotográfica, você precisa de pelo menos 300 pixels a cada polegada, ou seja, aproximadamente 120 pixels por cm. Uma foto 10x15 em qualidade REALMENTE fotográfica deve ter pelo menos 1800x1200 pixels. (pouco mais de 2MP, que é 1600x1200). Para outros tamanhos, basta fazer a conta.
2 - Para uma foto sair em qualidade fotográfica que a maioria aceita e de qualidade compatível com a maioria das revelações de filmes que você faz por aí, 200 pixels a cada polegada é mais do que suficiente, ou seja, 80 pixels a cada centímetro. Novamente, uma foto 10x15 em qualidade fotográfica como a maioria conhece, precisa de 1200x800 pixels.
Eu diria que a 1, qualidade REALMENTE fotográfica, só importa para quem é realmente profissional e vai publicar trabalhos importantes e tem cacife para bancar revelação em laboratórios de extrema qualidade. A 2 é para a maioria dos usuários normais e até mesmo profissional, dependendo do tipo de trabalho. Então desencana de quantos MP teria um filme, pense no trabalho que você quer, no tamanho que você quer imprimir, faça as contas, e descubra quantos MP são necessários para esse trabalho.
Não sei detalhes técnicos para convencer e explicar melhor.
Mas já fiz trabalhos em produtoras de vídeo (grandes, digo de passagem), coisa pra emissoras grandes mesmo....
Lá se trabalha como imagem de TV tendo 640x480.
E realmente... a imagem da TV tá boa... :D
Como é o ramo deles, eles devem estar certos... :p
vBulletin, Copyright ©2000-2009, Jelsoft Enterprises Ltd.