PDA

Visualizar Versão Completa : ABERTURA (me empolgay)

Father
28-11-2003, 18:25
hehehe

Outra "coisa" q é bom saber, pra se aprofundar mais no meio fotografico eh o esquema da ABERTURA... que eh uma caracteristica da lente... que normalmente eh descrita como F 2.8 por exemplo, que significa a maior abertura da LENTE, assim qnt maior for a abertura da lente (MENOR NUMERO) mais luz entra de uma vez só e mais facil vc consegue desfocar o que está atras de seu objetivo principal da foto (tipo uma pessoa que vc quer tirar a foto q esteja em um lugar q vc nao quer identificar heheh), porem qnt menor a abertura mais "fina" (mais definido o contorno)e o q está atras fica mais facilmente em foco
Com certeza tem gente ae q sabe explicar melhor...mas essa eh uma "abertura" pro assunto hehehe

abraçoz

!Th3_On3! LaZaRuS
28-11-2003, 18:28
fotos em macro então...a abertura é menor?

Dauphin
28-11-2003, 18:57
Nao sei se to certo, mas acho q eh o contrario...

Qto menor a abertura, 8.0 na minha cam, mais vc vai conseguir focar 2 objetos diferentes...

Se botar no 2.8 (na minha), vc consegue desfocar mais fácil... vou ateh testar aki...

Dauphin
28-11-2003, 19:03
Eh isso ai... fechando o obturador, vc obtem maior prof de campo, e vc consegue focar melhor objetos q estao em distancias diferentes..,

Abrindo, vc da preferencia para o primeiro plano apenas, por exemplo...

Aqui vai a foto com 2.8 (totalmente aberto):
http://www.daltonhomepage.kit.net/fotos/191103/pokaprof.jpg

Aqui com a abertura minima 8.0:
http://www.daltonhomepage.kit.net/fotos/191103/mtaprof.jpg

Father
28-11-2003, 20:57
Originalmente enviada por Dauphin
Eh isso ai... fechando o obturador, vc obtem maior prof de campo, e vc consegue focar melhor objetos q estao em distancias diferentes..,

Abrindo, vc da preferencia para o primeiro plano apenas, por exemplo...

foi o q eu disse heuheue

mas e o foco Dauphin? tava na mesma posição? a abertura a mesma?

poe o foco e shutter speed no manual e testa pra nois ;)

Marcelø
28-11-2003, 23:59
Originalmente enviada por Father
foi o q eu disse heuheue

mas e o foco Dauphin? tava na mesma posição? a abertura a mesma?

poe o foco e shutter speed no manual e testa pra nois ;)

vc disse o contrário

claro q tava na mesma posição.. vc não tá vendo as fotos?
a abertura é outra justamente pra mostrar a diferença, e ele escreveu em qual abertura tá cada foto.. (máxima e mínima)

:rolleyes:

§APØ
29-11-2003, 0:42
Tipo.. não entendo nada disso.. mas tava vendo aki na minha cam e na lente ta escrito isso oh:

f4.0/f8.0 5.7mm

alguem pode traduzir o que isso significa e o q faz? hehe tipo.. eu soh sei q ela tem foco fixo.. agora esse 4.0 e 8.0 eu naum sei direito o q eh naum :(

Dauphin
29-11-2003, 8:11
1. Sapo, nao entendo mto, mas 5.7 eh a distância focal da sua lente. Procure por distância focal na Internet que vc deve achar bastante coisa. Eu num manjo o suficiente para explicar com exatidão...

O 4.0 e 8.0 já foram explicados mais ou menos acima...

4.0 eh a maior abertura do DIAFRAGMA, e 8.0 a menor, no caso da sua máquina. Ora, se abertura maior, entra mais luz, abertura menor, entra menos luz...

E quanto maior a abertura, menor a profundidade de campo...

Como pode ver nas fotos acima, com abertura maior, 2.8, o fundo fica desfocado...
Com a abertura menor, 8.0, o fundo fica bem mais nítido...

Se quiser entender melhor, na Internet tem uma grande quantidade de textos explicando o básico da fotografia...

2. (Father) O Foco estava no manual, a posição praticamente a mesma como se pode ver nas fotos, macro de 5 cm...

A abertura obviamente não pode ser a mesma nas 2 fotos, senão eu não conseguiria demonstrar variações de abertura.

A velocidade do obturador é diferente nas 2 fotos tb, senão a diferença de claridade nas 2 fotos iria ser gritante...

E realmente, vc falou o contrário... hehe

"assim qnt maior for a abertura da lente (MENOR NUMERO) mais luz entra de uma vez só, porem qnt menor a abertura mais "fina" (mais definido o contorno) e mais facil vc consegue desfocar o que está atras de seu objetivo principal da foto "

Father
29-11-2003, 15:02
agora me liguei... eu falei ao contrario o esquema de desfocar o q esta atras...me confundi mesmo.. hehehe eu achei q vcs tavam falando em relação aos numeros e tals... issoae...heuheueh

blz.. abraços

p.s ja editei lá pra ninguem se confundir

iCedream
29-11-2003, 15:59
Originalmente enviada por Dauphin
Se quiser entender melhor, na Internet tem uma grande quantidade de textos explicando o básico da fotografia...

Diz uns bons sites ae..

[]'s
iCedream

Dauphin
29-11-2003, 19:49
Sei la... num conheco nenhum.... soh sei q existe... :D

Google eh um bom comeco... :D

To com preguica de procurar agora... o dia foi pesado.... :)

g.mcfly
29-11-2003, 20:26
Originalmente enviada por iCedream
Diz uns bons sites ae..

[]'s
iCedream

Esse é bem "técnico".

http://www.photo.net/learn/optics/lensFAQ

iCedream
29-11-2003, 21:02
tem um em portugues? ou um bom livro básico, tecnico?