PDA

Visualizar Versão Completa : TEMPO DE EXPOSIÇÂO (Shutter Speed)

Father
28-11-2003, 18:16
Eu não sou expert em fotogrrafia apesar de ter tido 1 semestre na facul...onde tive oportunidade de tirar fotos, revelar e ampliar "artesanalmente" , e como tenho acompanhado as duvidas frequenets do pessoal em relação as caracteristicas das maquinas e funções resolvi por esse topico aqui, se alguem tiver alguma coisa pra corrigir ou acrescentar.. o topico eh pra isso :D

- Tempo de exposição nada mais eh do que o tempo que o CCD vai ficar exposto a luz (imagem q deseja capturar) logo qnt mais tempo exposto mais luz entra...entao...qnd menos luz tem no ambiente maior eh o tempo de exposição tu tem q ajustar... nas maquinas todas automaticas a velocidade eh ajustada automaticamente(duh, obvio)...por isso qnd a gente tira fotos no automatico em ambientes relativamente escuros...normalmente a foto sai tremida (qnd sem flash), pq o tempo de exposição eh prolongado e a nao ser q vc esteja morto vc nao fica 100% imóvel ehuehue. Assim as máquinas de filme que tem opções manuais vão desde 1/2000 de segundo a 30 segundos de exposição, sendo q algumas tem a opção B (bulb) q significa enquanto tu manter o "botao de tirar foto" pressionado a "portinha q fica entre a lente e o filme" (cortina ou diafragma) fica aberta... captando a luz...
Logo, em cameras com a possibilidade de definir manualemente a Shutter Speed você consegue aqueles efeitos de movimento...tipo aquelas fotos dos carros a noite em q, com o auxilio de um tripe a camera fica estatica, a paisagem fica parada e fica aqueles risco tipo neon na rua. Por outro lado se voce por na velocidaded maxima, em situação de muita luz, voce pode congelar o movimento de um passaro ou cooler do pc...

Abraços

NeoNFIRE
28-11-2003, 18:22
sem contar, que quanto maior o obturador, maior quantidade de luz entra e mais rapido... e menos esforço

EDIT: AGORA SE ALGUÉM TIVER UMA DICA PRA SONY P32 eu agradeço...

Father
28-11-2003, 18:26
Originalmente enviada por NeoNFire
sem contar, que quanto maior o obturador, maior quantidade de luz entra e mais rapido... e menos esforço

EDIT: AGORA SE ALGUÉM TIVER UMA DICA PRA SONY P32 eu agradeço...

hehehe abri outro topico sobre isso...

Dauphin
28-11-2003, 19:23
A P32 eh praticamente point-and-shoot apenas...
Nao tem mta dica pra ela...

Num da pra mexer em velocidade nem abertura do obturador...

É praticamente ter inspiração para um bom enquadramento e click... :)

Tem os modos pré-ajustados, sendo que cada um serve melhor para cada situação... aí eh ler no manual e aprender o que cada modo faz...